Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As ferramentas do corpo numa performance inclusiva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relatorio.pdf5.65 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio está organizado em três capítulos: o primeiro, apresenta a Instituição que me recebeu – a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos – e os objectivos pedagógicos, lúdicos e artísticos que conduziram à realização de duas performances de dança-­‐teatro-­‐música inclusiva. O segundo, contextualiza a prática artística da Dança Inclusiva recorrendo a três exemplos de referência inquestionável: a inglesa Candoco Dance Company, o Grupo Dançando com a Diferença – Associação dos Amigos da Arte Inclusiva madeirense e o coreógrafo/criador francês Jérôme Bel. Por fim, o terceiro capítulo reflecte sobre os processos de pesquisa, composição e ensaios das referidas performances, analisando pormenorizadamente os três momentos/coreografias por mim co-­‐ concebidos. Ainda dentro do capítulo final, sugerem-­‐se linhas condutoras para uma Performance Inclusiva, abordando-­‐se a questão do erro e dos limites no contexto da deficiência. Para além de um objecto teórico que relata as várias fases do Estágio, este Relatório reflecte sobre a importância das Artes Performativas enquanto ferramentas para a Inclusão Social, concluindo-­‐se que uma Performance Inclusiva, integrando intérpretes com e sem deficiência, apresenta-­‐se como um momento de diversidade e criatividade, características que não só espelham uma comunidade capaz de criar o futuro, como incitam à tão urgente mudança de mentalidades.
ABSTRACT - This Internship Report is divided into three chapters: the first chapter, presents the Institution that welcomed me – the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (Portuguese Association of Parents and Friends of the Intellectually Disabled Citizen of Matosinhos) – and the pedagogical, ludic and artistic objectives that led to the completion of two dance-­‐ theatre-­‐music inclusive performances. The second chapter, contextualizes Inclusive Dance as an artistic practice from three unquestionable references: the british Candoco Dance Company, the Grupo Dançando com a Diferença – Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – (Dancing With Difference Group – Association of Friends of Inclusive Art) from Madeira, and the french choreographer Jérôme Bel. The last chapter reflects on the processes of research, composition and rehearsals of those performances, making a detailed analysis of the three moments/choreographies co-­‐conceived by me. This chapter also suggests guidelines for an Inclusive Performance, addressing the issues of error and limits in the context of disability. More than a theoretical object that presents the different stages of the Internship, this Report reflects upon the importance of Performing Arts as a tool for Social Inclusion; concluding that an Inclusive Performance, that integrates interpreters with and without disabilities, presents itself as a moment of diversity and creativity, characteristics that, not only reflect a community that is capable of creating future, but also incite to the so urgent change in mentalities.

Description

Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas – especialização em Teatro­‐Música.

Keywords

Artes performativas Dança inclusiva Performance inclusiva Deficiência Voz como extensão do movimento Performative arts Inclusive dance Inclusive performance Disabled Voice as extension of movement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema