Publication
Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridade
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Guerreiro, Helena Gil Rodrigues Monteiro | |
| dc.contributor.author | Lopes, Bruna Filipa Geral | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T13:35:10Z | |
| dc.date.available | 2025-10-23T13:35:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-22 | |
| dc.date.submitted | 2025-07-07 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na primeira parte do relatório são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois ciclos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte deste documento é apresentada a investigação, onde o tema surgiu do interesse pessoal da investigadora. Esta investigação educativa pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Qual o contributo dos materiais manipuláveis na construção de diferentes formas de representar os números; (ii) Qual o contributo dos materiais manipuláveis no estabelecimento de relações numéricas e, por fim, (iii) Que interação emerge entre alunos durante a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem dos números. Relativamente às conclusões do estudo, demonstram que a utilização dos materiais manipuláveis contribui de forma explicita para a construção de representações múltiplas dos números, de relações numéricas e de interações sociais, oferecendo-se como uma abordagem enriquecedora para uma aprendizagem da matemática em cooperação. | por |
| dc.description.abstract | This final report is part of the course Supervised Teaching Practice II, included in the 2nd year of the Master's degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Lisbon School of Education. The first part of the report describes the pedagogical practices developed in two cycles: (i) in the 1st Cycle of Basic Education, carried out in a public school located in Pontinha, in a 1st grade class; and (ii) in the 2nd Cycle of Basic Education, in a public school located in Pontinha, in two 6th grade classes. The second part of this document presents the research, where the theme arose from the personal interest of the researcher. This educational research aims to answer the following research questions: (i) What is the contribution of manipulable materials to the construction of different ways of representing numbers; (ii) What is the contribution of manipulable materials to the establishment of numerical relations; and finally, (iii) What interaction emerges among students during the use of manipulable materials in number learning. Regarding the study’s conclusions, it is shown that the use of manipulable materials explicitly contributes to the construction of multiple representations of numbers, numerical relations, and social interactions, offering itself as an enriching approach for cooperative mathematics learning. | eng |
| dc.identifier.citation | Lopes, B. F. G. (2025). Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridade [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22190 | |
| dc.identifier.tid | 203980425 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22190 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Materiais manipuláveis | |
| dc.subject | Representações matemáticas | |
| dc.subject | Relações numéricas | |
| dc.subject | Aprendizagem em cooperação | |
| dc.subject | 1.º Ciclo do ensino básico | |
| dc.subject | Manipulable materials | |
| dc.subject | Mathematical representations | |
| dc.subject | Numerical relations | |
| dc.subject | Cooperative learning | |
| dc.subject | 1st Cycle of basic education | |
| dc.title | Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridade | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio_mestrado_profissionalizantes_Bruna Lopes_vf.pdf
- Size:
- 2.25 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
