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A representação das mulheres desportistas na imprensa desportiva: o caso do Record

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O presente Relatório de Estágio, submetido no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, resultou da realização do estágio curricular no jornal desportivo português Record, entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2023. A participação-observação que resultou desta experiência profissional deu o mote para este exercício investigativo, que teve como principal objetivo perceber o modo como as mulheres desportistas são representadas na imprensa desportiva nacional, em particular, no Record. Partindo da vasta investigação que tem sido realizada no âmbito da representação das mulheres na imprensa, esta pesquisa procura contribuir para conhecer melhor uma realidade que tem sido menos estudada – a imprensa desportiva. A pergunta de partida que orienta o presente estudo é: “Como é que as mulheres desportistas são representadas no jornal desportivo Record?”. Para responder a esta interrogação, optou-se por uma estratégia metodológica mista que combina uma abordagem qualitativa, centrada na leitura e análise crítica de literatura sobre o tópico em estudo, e uma abordagem quantitativa, focada na análise do conteúdo temático das peças jornalísticas publicadas no jornal Record, no período em que decorreu o estágio. Partindo da análise dos dados recolhidos, constata-se que: 1) há uma crescente presença de notícias e consequente tematização do desporto praticado por mulheres no Record; 2) em termos de representação o que mais se destaca é que, apesar de as mulheres desportistas apenas terem sido representadas na primeira página do jornal 20 vezes, esta tematização esporádica só ocorreu quando as atletas alcançaram conquistas assinaláveis, como a qualificação para o Mundial de Futebol feminino, ou sempre que foram realizadas entrevistas consideradas relevantes com as mesmas; 3) tal não significa, no entanto, que os princípios de responsabilidade social associados à importância de promover a igualdade de género na imprensa desportiva se consigam sobrepor aos critérios do mercado dos media. Esta opção das empresas de media, e mais especificamente no órgão de comunicação em análise, pode ser compreendida por uma política editorial que aposta na hipervalorização de certos critérios de notabilidade (exclusividade, surpresa, audiovisual, partilha, follow-up, relevância, novidade, notoriedade e proximidade) e pela opção por certos géneros jornalísticos mais baratos e menos exigentes (notícias, crónicas, entrevistas e breves). O facto de o jornal contar esmagadoramente com leitores do sexo masculino e de haver uma diferença notória, em termos de género, na constituição da redação do mesmo pode também ser uma variável a ter em conta e que merece investigação aprofundada.
ABSTRACT: This internship report, submitted in the context of obtaining a Master’s degree in Journalism from the School of Social Communication, is the result of a curricular internship at the Portuguese sports newspaper Record, between 1 February and 30 April 2023. The participation-observation that came from this professional experience was the motto for this research exercise, the main aim of which was to understand how women sportspeople are represented in the national sports press, particularly in Record. Based on the vast amount of research that has been carried out into the representation of women in the press, this research seeks to contribute to a better understanding of a reality that has been less studied - the sports press. The basic question guiding this study is: “How are women athletes represented in the sports newspaper Record?”. To answer this question, the option was a mixed methodological strategy which combines a qualitative approach, centred on reading and critically analyses of the literature on the topic under study, and a quantitative approach, focused on analysing the thematic content of the journalistic pieces published in the newspaper Record during the period in which the internship took place. Analysing the data collected, we can see that: 1) there is a growing presence of news and consequent thematisation of sport played by women in Record; 2) in terms of representation, what stands out most is that although women athletes have only been represented on the front page of the newspaper 20 times, this sporadic thematisation has only occurred when they achieved notable achievements, such as qualifying for the Women’s World Cup, or whenever interviews considered relevant have been carried out with them; 3) however, this does not mean that the principles of social responsibility associated with the importance of promoting gender equality in the sports press are able to override the criteria of the media market. This choice on the part of media companies, and more specifically on the part of the media organisation under analysis, can be understood by an editorial policy that focuses on hyper-emphasising certain notability criteria (exclusivity, surprise, audiovisual, sharing, follow-up, relevance, novelty, notoriety and proximity) and by opting for certain cheaper and less demanding journalistic genres (news, chronicles, interviews and briefs). The fact that the newspaper has an overwhelmingly male readership and that there is a notable difference in terms of gender in the composition of its editorial staff may also be a variable to take into account and one that merits further investigation.

Description

Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

Keywords

Jornal "Record" Mulheres desportistas Estudos feministas de comunicação e jornalismo Desporto Newspaper "Record" Women athletes Feminist studies of communication and journalism Sport

Citation

Cunha, I.P. (2023). A representação das mulheres desportistas na imprensa desportiva: O caso do Record. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16960

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social