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Perspetiva dos jovens com necessidades educativas especiais, família e profissionais sobre os tempos livres
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Dionisio, Marina Gabriela Gonçalves Fuertes | |
| dc.contributor.author | Santos, Sara Simões Costa | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T15:51:10Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25T15:51:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-24 | |
| dc.date.submitted | 2025-06-27 | |
| dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária | |
| dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido, em Portugal ao desenvolvimento de políticas educativas que tem como objetivo a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais, promovendo assim medidas que garantam a igualdade na participação e na adaptação das práticas escolares às necessidades individuais de cada jovem com necessidades educativas especiais. O presente estudo tem como objetivo compreender a perspetiva dos jovens com necessidades educativas especiais, dos encarregados de educação e dos profissionais sobre os tempos livres realizados no âmbito do projeto “Tardes Felizes”, desenvolvido numa escola básica. O estudo tem como foco os alunos do 2.º e 3.º ciclo que beneficiam de medidas educativas seletivas ou adicionais, procurando analisar as suas preferência, ambições e oportunidades no acesso às atividades de tempos livres. De modo a alcançar esses objetivos, foi adotada uma metodologia que inclui métodos qualitativos e métodos quantitativos, através da realização de entrevistas semiestruturadas e observações diretas cotadas com a escala Playful. Por meio da recolha dos dados foi possível identificar as dinâmicas de brincar, os níveis de autonomia e o impacto das atividades de tempos livres em aspetos como o desenvolvimento social e motor dos jovens. As medidas educativas seletivas procuram colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem e à inclusão, consistindo na aplicação de um percurso escolar diferenciado e adaptações curriculares não significativas. As medidas educativas adicionais visão colmatar as dificuldades acentuadas ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem, necessitando de recursos mais especializados de apoio à aprendizagem e à inclusão. Por um lado, os jovens com medidas educativas seletivas com irmãos apresentam maior preferência por brincar com os colegas, valorizando a interação social. Por outro lado, os jovens com medidas educativas adicionais apresentam maior preferência por brincarem sozinhos, o que pressupõem uma maior necessidade de terem momentos individuais. 6 No que diz respeito à comparação entre brincar sozinho ou com um adulto, a maioria dos jovens apresentam preferência por brincar com um adulto, o que pode indicar a sua necessidade de apoio durante o ato de brincar. No entanto, alguns jovens do sexo masculino, com irmãos e que, atualmente, encontram-se entre o 5.º/6.º ano de escolaridade, apresentam preferência por brincarem sozinhos. Podemos assim entender, que o tipo de medidas educativas, o contexto familiar, o sexo e o ano de escolaridade influenciam as preferências lúdicas dos jovens. Considera-se assim que a presença de um monitor dos tempos livres é importante para que os jovens participem ativamente nas atividades desenvolvidas, promovendo a autonomia dos mesmos e as suas interações sociais. Igualmente, o resultado sublinha a importância de práticas educativas adaptadas às crianças e jovens com necessidades especificas garantindo a inclusão de todos e de cada jovem nos tempos livres. Este estudo destaca-se pelo facto de dar voz direta aos jovens com necessidades educativas especiais, aos seus encarregados de educação e aos profissionais que os acompanham. Contribuindo para uma análise mais aprofundada das dinâmicas de inclusão em contexto de tempos livres. | por |
| dc.description.abstract | Over the past decades, Portugal has witnessed the development of educational policies aimed at including young people with Special Educational Needs (SEN), promoting measures that ensure equal participation and the adaptation of school practices to the individual needs of each young person with SEN. This study aims to understand the perspectives of young people with SEN, their guardians, and professionals regarding leisure time (LT) activities carried out under the "Happy Afternoons" project, developed in a primary school. The study focuses on students in the 2nd and 3rd cycles (middle school) who benefit from selective or additional educational measures, seeking to analyze their preferences, challenges, and opportunities in accessing leisure activities. To achieve these objectives, a mixed-methods approach was adopted, combining qualitative and quantitative methods through semi-structured interviews and direct observations rated with the Playful scale. Data collection allows for the identification of play dynamics, levels of autonomy, and the impact of leisure activities on the social and motor development of young people. On the one hand, young people with selective educational measures show a greater preference for playing with peers, valuing social interaction of whom come from family contexts with siblings. On the other hand, young people with additional educational measures tend to prefer playing alone, indicating a greater need for individual moments. Selective educational measures seek to address learning support needs, consisting of the application of a differentiated school path and non-significant curricular adaptations. Additional educational measures aim to address marked difficulties in communication, interaction, cognition, or learning, requiring more specialized resources to support learning and Inclusion. On the one hand, young people whit selective educational measures who have siblings show a greater preference for playing with their peers, valuing social interaction. On the other hand, young people with additional educational measures show a greater preference for playing alone, which suggests a greater need for individual time. 8 Regarding the preference between playing alone or with an adult, most young people prefer playing with an adult, demonstrating their need for support during play. However, some male students, with siblings and currently in the 5th–6th grades, prefer playing alone. Thus, it can be understood that the type of educational measures, family context, gender, and school year significantly influence young people's play behavior. The results indicate that while young people highly value play, many depend on adult support to engage in play activities. Therefore, the presence of a leisure-time monitor is considered essential to encourage active participation, promote autonomy, and enhance social interactions. The findings also highlight the importance of educational practices adapted to children and young people with specific needs, ensuring the inclusion of every young person in leisure activities. This study stands out for giving direct voice to young people with SEN, their guardians, and the professionals who support them, contributing to a deeper analysis of inclusion dynamics in leisure contexts. The data analysis reveals the need to develop educational practices that align with the individual needs and interests of each child or young person, considering leisure time as a space to support inclusion and well-being. | eng |
| dc.identifier.citation | Santos, S. S. C. (2025). Perspetiva dos jovens com necessidades educativas especiais, família e profissionais sobre os tempos livres [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22288 | |
| dc.identifier.tid | 204055571 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22288 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Tempos livres | |
| dc.subject | Jovens | |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | |
| dc.subject | Inclusive education | |
| dc.subject | Leisure time | |
| dc.subject | Young people | |
| dc.subject | Special educational needs | |
| dc.title | Perspetiva dos jovens com necessidades educativas especiais, família e profissionais sobre os tempos livres | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária |
