Publication
Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância?
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Simões, Ana Maria Tavares | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Catarina Isabel Mateus Carreira e | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T13:01:02Z | |
| dc.date.available | 2025-10-24T13:01:02Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-20 | |
| dc.date.submitted | 2025-05-17 | |
| dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | |
| dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar, na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O estudo realizado surgiu da observação de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância que revelou um particular interesse pelos livros. A área da biblioteca da sala de atividades tinha poucos recursos, pelo que as crianças não a procuravam regularmente. O estudo realizado, de natureza qualitativa e ancorado nos princípios da Investigação Ação, teve como principais objetivos: i) estimular o interesse pela leitura através de um ambiente atraente e interativo e ii) reformular a área da biblioteca de forma a promover um ambiente educativo de qualidade. A intervenção centrou-se na reorganização da área da biblioteca, com o objetivo de a tornar mais apelativa e acolhedora, melhorando a sua organização, de modo a provocar um maior interesse pelo espaço e pelos livros. Através da observação direta participante, das entrevistas realizadas à equipa educativa da sala de atividades e ao grupo de crianças, bem do inquérito por questionário aplicado às famílias, é possível concluir que a organização do espaço da área da biblioteca condiciona a dinâmica e a aprendizagem das crianças e a ação pedagógica do/a educador/a. Através da realização de uma variedade de atividades que deram resposta aos diferentes interesses e caraterísticas do grupo, poder-se-á inferir que a reorganização da biblioteca proporcionou o aumento da procura pela área, um maior interesse pelos livros, e respetivo desenvolvimento das competências pessoais, intelectuais e sociais de grupo, facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia. | por |
| dc.identifier.citation | Ferreira, C. I. M. (2025). Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância? [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do http://hdl.handle.net/10400.21/22203 | |
| dc.identifier.tid | 203976673 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22203 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Jardim de infância | |
| dc.subject | Área da biblioteca | |
| dc.subject | Reorganização | |
| dc.subject | Crianças | |
| dc.subject | Kindergarten | |
| dc.subject | Library area | |
| dc.subject | Reorganization | |
| dc.subject | Children | |
| dc.title | Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância? | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Catarina_Isabel_Mateus_Carreira e Ferreira_Relatorio_PPS_II_vf.pdf
- Size:
- 4.35 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
