Repository logo
 
Publication

Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSimões, Ana Maria Tavares
dc.contributor.authorFerreira, Catarina Isabel Mateus Carreira e
dc.date.accessioned2025-10-24T13:01:02Z
dc.date.available2025-10-24T13:01:02Z
dc.date.issued2025-06-20
dc.date.submitted2025-05-17
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar, na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O estudo realizado surgiu da observação de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância que revelou um particular interesse pelos livros. A área da biblioteca da sala de atividades tinha poucos recursos, pelo que as crianças não a procuravam regularmente. O estudo realizado, de natureza qualitativa e ancorado nos princípios da Investigação Ação, teve como principais objetivos: i) estimular o interesse pela leitura através de um ambiente atraente e interativo e ii) reformular a área da biblioteca de forma a promover um ambiente educativo de qualidade. A intervenção centrou-se na reorganização da área da biblioteca, com o objetivo de a tornar mais apelativa e acolhedora, melhorando a sua organização, de modo a provocar um maior interesse pelo espaço e pelos livros. Através da observação direta participante, das entrevistas realizadas à equipa educativa da sala de atividades e ao grupo de crianças, bem do inquérito por questionário aplicado às famílias, é possível concluir que a organização do espaço da área da biblioteca condiciona a dinâmica e a aprendizagem das crianças e a ação pedagógica do/a educador/a. Através da realização de uma variedade de atividades que deram resposta aos diferentes interesses e caraterísticas do grupo, poder-se-á inferir que a reorganização da biblioteca proporcionou o aumento da procura pela área, um maior interesse pelos livros, e respetivo desenvolvimento das competências pessoais, intelectuais e sociais de grupo, facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.por
dc.identifier.citationFerreira, C. I. M. (2025). Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância? [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do http://hdl.handle.net/10400.21/22203
dc.identifier.tid203976673
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22203
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectJardim de infância
dc.subjectÁrea da biblioteca
dc.subjectReorganização
dc.subjectCrianças
dc.subjectKindergarten
dc.subjectLibrary area
dc.subjectReorganization
dc.subjectChildren
dc.titleAté me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância?
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina_Isabel_Mateus_Carreira e Ferreira_Relatorio_PPS_II_vf.pdf
Size:
4.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: