Repository logo
 
Publication

Naturália, práticas comparadas

dc.contributor.authorFerreira, Joana
dc.contributor.authorMatos, Joana
dc.contributor.authorAntunes, Sandra
dc.date.accessioned2020-06-23T07:58:25Z
dc.date.available2020-06-23T07:58:25Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractConstituindo-se como a primeira abordagem às Artes Plásticas, oferecida aos estudantes de primeiro ano, da Licenciatura em Educação Básica, da ESELx, a Unidade Curricular na qual se integra o presente projeto fomenta a aquisição e a mobilização de conhecimentos de natureza técnica no âmbito de práticas bi e tridimensionais. Tendo por base o estudo da frottage, a realização que partilhamos, desenhou-se numa abordagem de índole projetual desenvolvida com estudantes de licenciatura e crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico. Considerando a frottage como princípio gráfico e sígnico, de sentido táctil e icónico, foram convocados por via das práticas, conhecimentos históricos e plásticos, operacionalizaram-se elementos e princípios abstractos, foi produzida ação reflexiva e crítica, fomentou-se investigação fundada na prática, conceptualizou-se um projeto expositivo para a disseminação do conhecimento adquirido. A pretexto da análise dos personagens criados no século XVI por Jheronymus Bosch, organizou-se um mundo de formas imaginárias, de base material e cientificamente informada, ponto de partida para o conjeturar de outras perspectivas sobre a(s) realidade(s), fomentando a produção de pensamento reflexivo, desenvolvendo literacia e cultura visuais, alavancando ação projetual em educação, iniciação à investigação, e inovação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract As the first approach to the Plastic Arts, offered to first year students at ESELx's Basic Education Degree, the UC in which this project is integrated promotes the technical knowledge acquisition and mobilization within the bi and three-dimensional practices scope. Based on the frottage study, the work we shared was designed in a project-oriented approach developed with undergraduate students and children from the first cycle of Basic Education. Considering the frottage as a graphic and signic principle, with a tactile and iconic sense, historical and plastic knowledge were summoned by the practices, abstract elements and principles were operationalized, reflexive and critical action was produced, research based on practice was fomented, and an exhibition project for the dissemination of the knowledge was conceptualized. Under the pretext of the analysis of the characters created in the sixteenth century by Jheronymus Bosch, a world of imaginary, materially and scientifically informed forms was organized, starting point to conjecture other perspectives on the reality (s), fomenting the production on reflexive thinking, developing visual literacy and culture, leveraging design action in education, initiation to research, and innovation-action.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, Sandra & Ferreira, Joana & Matos Joana (Dezembro, 2019). “Naturália, Práticas Comparadas”. In Custódio, Pedro Balaus (dir.). EXEDRA Revista Científica. Número Temático: IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação. ESEC: Coimbra, 2019, p. 52-67. URL: http://exedra.esec.pt/?p=664pt_PT
dc.identifier.issn1646-9526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11939
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://exedra.esec.pt/?p=664pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectArtes plásticaspt_PT
dc.subjectFrottagept_PT
dc.subjectProcessos criativospt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectVisual artspt_PT
dc.subjectCreative processespt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectPracticespt_PT
dc.titleNaturália, práticas comparadaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.startPage53pt_PT
oaire.citation.titleIV Encontro de Investigação e Práticas em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Naturália, Práticas Comparadas.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections