Repository logo
 
Publication

Contas-me uma história? As diferentes formas de contar histórias em Jardim de Infância

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorCalaça, Alice Morgado de Sousa
dc.date.accessioned2022-03-08T10:19:43Z
dc.date.available2022-03-08T10:19:43Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, numa instituição com um grupo de 9 crianças pertencente à faixa etária dos 3 anos. Tem como objetivo refletir sobre todo o percurso realizado durante o processo de intervenção desenvolvido nestes meses de prática. É apresentada uma caraterização do contexto educativo, em que a ação educativa é consolidada pelas intencionalidades delineadas, explicitando de que forma decorreu o processo de intervenção e a sua avaliação. É também apresentada a investigação realizada durante a prática sustentada por diversos autores acerca das diferentes formas de contar histórias em Jardim de Infância. Esta investigação tem como principal objetivo analisar a importância de se contar histórias em Jardim de Infância e identificar e analisar as diferentes formas de contar histórias. Neste sentido, foi importante ouvir a educadora cooperante, a auxiliar de educação e a psicopedagoga da instituição. Por fim, é ainda apresentada a construção profissionalidade docente como educadora de infância, em que são demonstradas as aprendizagens adquiridas ao longo da intervenção pedagógica. Relativamente à metodologia utilizada, esta remete para uma investigação de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso e utilizadas diferentes técnicas de recolha e posteriormente de análise de dados. A análise e discussão de dados demonstrou quais as diferentes formas de se contar histórias e de que forma contribuem para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos contribuem para a discussão sobre conhecimentos acerca dos recursos utilizados para contar histórias e de que forma as crianças disfrutam dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was written within the scope of the curricular unit of Supervised Professional Practice in Kindergarten, in an institution with a group of 9 children aged 3 years old. This report aims to reflect on the entire path taken during the intervention process developed during these months of practice. A characterization of the educational context is presented, in which the educational action is consolidated by the intentions outlined, explaining how the intervention process and its evaluation took place. Also presented is the research carried out during the practice supported by several authors about the different forms of storytelling in kindergarten. This research has as main objective to analyze the importance of storytelling in kindergarten and to identify and analyze the different ways of storytelling. In this sense, it was important to listen to the cooperating educator, the educational assistant and the psychopedagogue of the institution. Finally, the construction of teaching professionalism as a kindergarten teacher is also presented, in which the learning acquired during the pedagogical intervention is demonstrated. Regarding the methodology used, this refers to a qualitative research, being a case study and using different techniques for data collection and later data analysis. The data analysis and discussion showed the different ways of telling stories and how they contribute to the development of children. The results obtained contribute to the discussion about knowledge about the resources used for storytelling and how children enjoy them.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCalaça, A. M. S. (2021). Contas-me uma história? As diferentes formas de contar histórias em Jardim de Infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14399pt_PT
dc.identifier.tid202930106
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14399
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDinamização de históriaspt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectFormas de contar históriaspt_PT
dc.subjectRecursos educativospt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectStoriespt_PT
dc.subjectForms of storytellingpt_PT
dc.subjectEducational resourcespt_PT
dc.subjectStory promotionpt_PT
dc.titleContas-me uma história? As diferentes formas de contar histórias em Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Alice_Calaca_Relatorio_PPS_II.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format