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Enunciação das vozes do texto

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Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tem duas finalidades: a descrição da prática pedagógica desenvolvida com turmas do 4.º e 6.º ano e a respetiva análise reflexiva e a apresentação de uma investigação sobre o tema “Enunciação das vozes de um texto”. O objetivo geral da investigação é compreender o modo como os alunos do 4.º e 6.º anos constroem as vozes de um texto e tem como objetivos específicos: i) distinguir as formas de discurso relatado de narração; ii) descrever a incorporação do discurso relatado no texto; iii) caracterizar o uso dos verbos de enunciação, iv) comparar as competências dos alunos do 4.º e 6.º ano na construção de vozes do texto. O estudo tem uma natureza qualitativa, tratando-se de um estudo de caso que recorre a evidências qualitativas e quantitativas, seguindo uma metodologia mista. Esta privilegiou a análise documental como técnica de recolha de dados, sendo os participantes alunos de duas turmas de 4.º ano - com um corpus de 42 textos - e duas turmas de 6.º ano com as quais foi desenvolvida a prática pedagógica - um corpus de 29 textos. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, sendo os dados categorizados e interpretados com recurso a gráficos e ao Software Statistical Package for Social Sciences. Os resultados sugerem que os alunos têm uma visão pouco clara sobre o discurso relatado, revelando fragilidades na delimitação gráfico-espacial no uso (preferencial) do Discurso Direto e pouca diversidade de verbos enunciativos, ainda assim, observa-se desenvolvimento entre ciclos de ensino.
ABSTRACT The current report aims to describe the work performed in the course Supervised Teaching Practice II (Practicum), part of the Master in Primary School Teaching and Portuguese Language and History and Geography (5th and 6th grades). It intends to describe and carry out a reflexive analysis on the practicum in 4th and 6th grades and to present a study about “Voices’ enunciation in text”. The research’s main goal is to understand how 4th and 6th graders create the voices in narrative texts. The specific goals are: i) to distinguish reported speech forms from narration; ii) to describe reported speech insertion in text: iii) to characterize the use of verba dicendi; iv) to compare 4th and 6th graders skills in text’s voices quoting. This is a case study, which uses qualitative and quantitative approaches, in a mixed-methods research. It is based on document data analysis. The participants are 4th and 6th graders (42 and 29 texts respectively). The quantitative analysis was done by using the Statistical Package for Social Sciences software. The results show that the students have an unclear perspective about reported speech, revealing difficulties in the graphic and spatial delimitation of direct speech and a low diversity of verba dicendi. However, a development trajectory between 4th and 6th graders texts can be observed.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Enunciação Plurivocidade Discurso relatado Verbos de enunciação. Enunciation Voices Reported speech Verba dicendi

Pedagogical Context

Citation

Soares, M. M. A. (2021). Enunciação das vozes do texto (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14522

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