Repository logo
 
Publication

“O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança

dc.contributor.advisorFriães, Ritapt_PT
dc.contributor.authorBandeira, Joana Filipa Pereira
dc.date.accessioned2019-02-11T14:55:17Z
dc.date.available2019-02-11T14:55:17Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório consiste numa análise crítica e reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, entre 25 de setembro e 18 de janeiro. Durante este período vivenciei o papel de estagiária numa sala de jardim de infância. O relatório em questão visa partilhar e demonstrar as vivências e evidências observadas e registadas de forma reflexiva e fundamentada no decorrer da prática educativa, nomeadamente caraterizar o meio e o contexto socioeducativo, descrever o processo de planeamento, ação e de avaliação da intervenção e, ainda, dar conta do processo investigativo que se desenvolveu em torno de uma problemática emergente do contexto em que estive integrada. Face ao que foi referido, a investigação desenvolvida emergiu de um conjunto de observações que apontavam para a escassa escolha das crianças pela área do atelier (catorze das vinte e cinco crianças demonstravam falta de gosto pela área, enumerando diversas razões). Assim, a presente investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, com recurso à modalidade de investigação-ação, onde através de um plano de ação se procurou colmatar esta fragilidade. Deste modo, pretendi compreender: 1) Qual a influência dos materiais nas escolhas das crianças?; 2) Como é que as crianças exploram os novos materiais da área? 3) Quais as preferências das crianças na área do atelier?; e 4) Que contributos tem a área do atelier para o desenvolvimento das crianças?. Com a utilização de diversas técnicas (observação direta participante, observação sistemática e observação indireta) e de instrumentos (notas de campo e fotografias) foram recolhidos dados fundamentais para responder às questões propostas. Assim, através dos dados recolhidos e, consequente, análise pôde-se constatar que, no grupo da sala 8, a intervenção na área do atelier teve um impacto bastante positivo. Sobressaindo que os materiais disponíveis na área se traduziram numa motivação constante para a exploração do atelier, levando a que existisse um aumento do número de crianças que escolhiam esta área. Sendo que, essa exploração levou a novas aprendizagens e potenciou, constantemente, o desenvolvimento das crianças nas diversas áreas. Ressalta, deste modo, que a área do atelier numa sala de jardim de infância contribui para o desenvolvimento integral das crianças.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report consists of a critical and reflexive analysis of the Supervised Professional Practice held under the Master's in Pre-School Education, between September 25th and January 18th. During this period the intern role was experienced in a kindergarten room. This report aims to share and demonstrate the experiences and evidences observed and recorded in a reflective and informed way during the educational practice, namely to characterize the environment and the socio-educational context, to describe the process of planning, action and evaluation of the intervention and to demonstrate the investigative process that was developed around a emerging problematic from the context I was integrated. In the light of the above, the research emerged from a set of observations that showed the children's lack of choice in the atelier area (fourteen of the twenty-five children showed lack of taste in the area, enumerating several reasons). The research developed t0akes a qualitative approach using action-research, where through an action plan it was sought to fill this fragility. Therefore, the present investigation seeks to understand: 1) What is the influence of the materials on children’s choices?; 2) How do children explore the new materials in this area?; 3) Which are the preferences of the children in the area of the atelier?; 4) What contributions has the area for the development of children?. In order to answer the questions, I used different techniques (direct participant observation, systematic observation and indirect observation) and instruments (field notes and photographs). Thus, through the data collected and analysed it can be seen that, in the group of room 8, the intervention in the area of the atelier had a very positive impact. It should be emphasized that the available materials in the area translated into a constant motivation for the exploration of the studio, leading to an increase in the number of children choosing this area. This exploration led to new learning and constantly enhancing the development of children in various areas. It emphasizes, therefore, that the area of the atelier in a kindergarten room contributes to the integral development of the children.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBandeira, J. F. P. (2018). “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9479pt_PT
dc.identifier.issn202030393
dc.identifier.tid202030393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9479
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAtelierpt_PT
dc.subjectExploração livrept_PT
dc.subjectMateriaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectFree explorationpt_PT
dc.subjectMaterialspt_PT
dc.title“O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório-de-estágio_JoanaBandeira_2016142.pdf
Size:
6.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: