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A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática

dc.contributor.authorRibeiro, Ruben
dc.contributor.authorFernandes, Cátia
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorFerreira, Nuno Martins
dc.contributor.authorJackson, Inês Borges
dc.contributor.authorMatos, Joana
dc.date.accessioned2020-06-19T12:55:05Z
dc.date.available2020-06-19T12:55:05Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.pt_PT
dc.description.abstractAbstract— The dynamization of historical heritage with the aid of new technologies is currently a practice to be taken into account by future professionals of socio-cultural animation. In the 2nd year of the degree in Sociocultural Animation of the Superior School of Education of Lisbon, the curricular unit Historical, Artistic and Cultural Heritage proposes, as an evaluation element, the construction of an intervention project from the Portuguese heritage, mobilizing it and recognizing it as an important educational, cultural and identity resource. This communication aims to present an intervention project carried out by students in the academic year 2016/2017, taking into account i) the use of new technologies in socio-cultural animation; Ii) the relationship between socio-cultural animation, heritage and new technologies; and iii) the creation of a computer application within the scope of that curricular unit for the dynamization of the patrimony. The work carried out by the group of students allows to affirm that, the new technologies constitute a privileged resource for the dynamization of the heritage by the socio-cultural animator.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, R., Fernandes, C., Santos, R., Ferreira, N., Jackson, I., Matos, J. (2017) A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (29-34) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11895
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectPatrimóniopt_PT
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias da comunicaçãopt_PT
dc.subjectProjeto de intervençãopt_PT
dc.subjectEscola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.subjectSociocultural animationpt_PT
dc.subjectHeritagept_PT
dc.subjectInformation technologiespt_PT
dc.subjectCommunication technologiespt_PT
dc.subjectIntervention projectpt_PT
dc.subjectSuperior School of Education of Lisbonpt_PT
dc.titleA dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional.pt_PT
person.familyNameAlexandre Martins Ferreira
person.familyNameGaudêncio Matos
person.givenNameNuno
person.givenNameJoana Isabel
person.identifier.ciencia-id0F1C-9527-404E
person.identifier.ciencia-id6819-396E-C9F7
person.identifier.orcid0000-0001-7385-2376
person.identifier.orcid0000-0001-5406-8340
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8
relation.isAuthorOfPublicationb96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da
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A dinamização do património na animaçãosociocultural com recurso a uma aplicaçãoinformáticasiie-cied_2017_atas.pdf
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