Repository logo
 
Publication

O corpo na publicidade portuguesa

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-02-25T10:47:19Z
dc.date.available2021-02-25T10:47:19Z
dc.date.issued2006-04-22
dc.description.abstractA publicidade, face à sua natureza persuasiva, à omnipresença nos media e a associação às marcas que publicita, confere legitimidade às imagens corporais que reproduz, ao ponto dos seus conteúdos e representações se poderem tornar banais pela frequência da repetição, influenciando a receptor a adoptar determinados comportamentos que vê nas imagens (Gresy, 2002). Constatamos, então, um ciclo mais ou menos vicioso: um indivíduo que procura um corpo “ideal” que se depara perante uma imagem (publicitária) que lhe oferece esse corpo ideal e a busca ainda mais incessante desse modelo ideal que se manifesta, não apenas nos consumos dos produtos publicitados, muitos deles em nada relacionados com o aspecto físico, mas também nas práticas físicas, dietéticas, de ingestão de drogas e mesmo nas cirurgias estéticas (Meyers, 1995). A nossa investigação visa demonstrar os vários significados do corpo total (ora vestido, seminu ou nu, respectivas poses, gestos e posturas), dos fragmentos/partes corporais mais salientes e das marcas corporais em uso na publicidade Portuguesa. O objectivo é o de demonstrar que a publicidade, ao veicular certas imagens do corpo humano, reproduz noções relacionadas com a juventude, a beleza e a sedução, procedimentos persuasivos, muitas vezes, concebidos com uma carga erótica materializada, particularmente, no feminino, cujos apelos sociais e afectivos são de natureza essencialmente simbólicos. Deste modo, estudámos as personagens; os vários tipos de corpos, as marcas sociais; as expressões e posturas; o tipo de cenários em que decorre a publicidade, as cores; os argumentos, apelos; e os valores sociais que ali são veiculados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The association of the ads to the brands they advertise, which are made to be persuasive, and the fact they are omnipresent in the media, legitimises the repetitive use of body images, shown up to the point that their contents and representations might became trivial due to the frequency of their repetition. This influences the receiver to adopt the behaviours he/she sees in the image (Gresy, 2002). This leads to a cycle: an individual that is looking for an “ideal” body and then is confronted with one that was published looks at that image not only as an ideal body, but also a path in the incessant search for his/her own ideal model, which leads to the consumption of the products that are advertised, many of them not directly linked to physical aspects; this can lead to dieting, ingestion of drugs and even cosmetic surgery (Meyers, 1995). The individual is looking for an ideal body image. So, our research was aimed at understanding the different types of bodies used in Portuguese ads, verifying in which way ads, by transmitting certain images of the human body, convey notions of youth, beauty and seduction, which are normally idealised as having an erotic charge, especially the female body, whose social and effective appeal are essentially of a symbolic nature. In our research, we studied the actor/actress; the different body types; social marks; body expressions and postures; type of scenarios, colours; arguments and appeals in the ads; and the social values inherent to them.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F.C., & Veríssimo, J. (2006, abril, 21-22). O corpo na publicidade portuguesa. [Comunicação oral]. VII Congresso da Lusocom: cidadania, identidade e democracia na lusofonia, Universidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLusocompt_PT
dc.publisherUniversidad de Santiago de Compostelapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCorpo/Posturas/Expressõespt_PT
dc.subjectMarcas sociaispt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectArgumentos/Apelospt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectBody/Expressions/Posturesen
dc.subjectSocial marksen
dc.subjectPersuasionen
dc.subjectArguments/Appealsen
dc.subjectImageen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectConsumerpt_PT
dc.titleO corpo na publicidade portuguesapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleVII Congresso da Lusocom: cidadania, identidade e democracia na lusofoniapt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Comunicacao_Corpo na Publicidade Portuguesa_VII Lusocom.pdf
Size:
609.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format