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- O corpo na publicidade portuguesaPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgeA publicidade, face à sua natureza persuasiva, à omnipresença nos media e a associação às marcas que publicita, confere legitimidade às imagens corporais que reproduz, ao ponto dos seus conteúdos e representações se poderem tornar banais pela frequência da repetição, influenciando a receptor a adoptar determinados comportamentos que vê nas imagens (Gresy, 2002). Constatamos, então, um ciclo mais ou menos vicioso: um indivíduo que procura um corpo “ideal” que se depara perante uma imagem (publicitária) que lhe oferece esse corpo ideal e a busca ainda mais incessante desse modelo ideal que se manifesta, não apenas nos consumos dos produtos publicitados, muitos deles em nada relacionados com o aspecto físico, mas também nas práticas físicas, dietéticas, de ingestão de drogas e mesmo nas cirurgias estéticas (Meyers, 1995). A nossa investigação visa demonstrar os vários significados do corpo total (ora vestido, seminu ou nu, respectivas poses, gestos e posturas), dos fragmentos/partes corporais mais salientes e das marcas corporais em uso na publicidade Portuguesa. O objectivo é o de demonstrar que a publicidade, ao veicular certas imagens do corpo humano, reproduz noções relacionadas com a juventude, a beleza e a sedução, procedimentos persuasivos, muitas vezes, concebidos com uma carga erótica materializada, particularmente, no feminino, cujos apelos sociais e afectivos são de natureza essencialmente simbólicos. Deste modo, estudámos as personagens; os vários tipos de corpos, as marcas sociais; as expressões e posturas; o tipo de cenários em que decorre a publicidade, as cores; os argumentos, apelos; e os valores sociais que ali são veiculados.