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Contributos para melhoria da qualidade e segurança dos serviços de radiologia em Portugal: a importância do desenvolvimento profissional contínuo dos técnicos superiores de radiologia

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Os Técnicos Superiores de Radiologia (TSR) confrontam-se com uma crescente necessidade de aquisição e atualização de conhecimentos, devido às constantes evoluções das inovações tecnológicas e científicas, tornando essencial a adoção de uma cultura de aprendizagem profissional contínua. Esta pesquisa teve como objetivo descrever a perspetiva dos TSR sobre o Desenvolvimento Profissional Continuo (DPC) e o respetivo impacto na qualidade e segurança da prática clínica. Este estudo, descritivo transversal de abordagem mista, integra análise quantitativa e qualitativa. Na análise quantitativa foram aplicadas técnicas estatísticas uni, bi e multivariadas, utilizando o IBM-SPSS V.26. A análise de conteúdo das entrevistas foi realizada através do software NVivo Release 1.7. Um questionário online foi administrado aos TSR a exercer em Portugal (357 inquéritos válidos). Adicionalmente foram realizadas entrevistas a três Técnicos Coordenadores de Serviços de Radiologia. Os resultados desta investigação destacam a elevada importância atribuída ao DPC, a esmagadora maioria dos TSR (99%), considera-o fundamental para o acompanhamento da evolução tecnológica tendo impacto positivo sobre a qualidade e segurança dos serviços. A Ressonância Magnética (RM) (71.1%) e Tomografia Computadorizada (TC) (53.3%) foram identificadas como as áreas com maiores necessidades formativas. O modelo preferencial de formação é em horário extralaboral e formato misto (presencial e à distância) (54.3%). As principais barreiras e limitações ao DPC reportam-se às restrições financeiras (60.8%) e à escassez de tempo (51%). A análise de componentes principais (ACP) destaca seis componentes principais, que em conjunto explicam mais de 58% da variância total, nomeadamente, os "Contributos da Formação Prévia" (21.0%); as “Competências para o Trabalho" (16.4%); os "Fatores Influenciadores” [Custos associados e Modelos Formativos] (7.5%); os "Fatores Influenciadores” [Programa Formativo e Local Geográfico] (5.3%); a "Formação Geral" (4.1%); e a "Formação Inicial/Contínua" (4.0%). Os resultados desta investigação são relevantes para a estruturação do DPC dos TSR em Portugal. A implementação de um modelo DPC obrigatório aparenta ser bem aceite e poderá ser introduzido na regulação da profissão, promovendo positivamente a qualidade e segurança da prática clínica.
ABSTRACT - Radiographers (TSR) face a growing need for knowledge acquisition and updates due to the constant evolution of technological and scientific innovations, making it essential to adopt a culture of continuous professional learning. This research aimed to describe the perspective of TSR on Continuous Professional Development (CPD) and its impact on the quality and safety of clinical practice. This descriptive cross-sectional study with a mixed-methods approach integrates both quantitative and qualitative analyses. Quantitative data analysis involved the application of univariate, bivariate, and multivariate statistical techniques using IBM-SPSS V.26. Content analysis of interviews was conducted using NVivo software, Release 1.7. An online questionnaire was administered to TSR working in Portugal (357 valid responses). Additionally, interviews were conducted with three TSR Coordinators from Imaging Departments. The results of this research highlight the high importance attributed to CPD, with an overwhelming majority of TSR (99%) considering it fundamental for keeping up with technological advancements, positively impacting the quality and safety of the services provided. Magnetic Resonance Imaging (MRI) (71.1%) and Computed Tomography (CT) (53.3%) were identified as the areas with the greatest training needs. The preferred training model is extralaboral and mixed format (in-person and distance) (54.3%). The main barriers and limitations to CPD are related to financial constraints (60.8%) and a shortage of time (51%). Principal Component Analysis (PCA) highlights six main components, together explaining more than 58% of the total variance, namely, "Contributions from Previous Training" (21.0%); "Job-related Skills" (16.4%); "Influencing Factors" [Costs and Training Models] (7.5%); "Influencing Factors" [Training Program and Geographic Location] (5.3%); "General Training" (4.1%); and "Initial/Continuous Training" (4.0%). The results of this investigation are relevant for structuring CPD for TSR in Portugal. The implementation of a mandatory CPD model seems well-accepted and could be introduced in professional regulations, positively promoting the quality and safety of clinical practice.

Description

Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Keywords

Desenvolvimento profissional contínuo Formação profissional contínua Profissional de saúde Radiologia Qualidade em saúde Segurança em saúde Continuous professional development Continuing professional training Healthcare professional Radiology Quality in health care Healthcare safety Portugal

Citation

Balsinha AJ. Contributos para melhoria da qualidade e segurança dos serviços de radiologia em Portugal: a importância do desenvolvimento profissional contínuo dos técnicos superiores de radiologia [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; 2023.

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Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

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