Publication
A leitura detalhada: estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura
dc.contributor.author | Barbeiro, Célia | |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T11:27:57Z | |
dc.date.available | 2020-07-24T11:27:57Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta uma investigação sobre a compreen-são na leitura no âmbito da aplicação do programa Reading to Learn (R2L) (Rose, 2014). De um modo específico, focamo-nos na atividade de Leitura Detalhada, com o objetivo de caracterizar as estratégias de interação pedagógica que desencadeia. A análise das sequências dis-cursivas (Almeida, 2012) tem em conta o contexto cultural, social e situacional específico da sala de aula. A Leitura Detalhada é marcada por estratégias interacionais que estão na base da caracterização desta atividade (a par da Reescrita Conjunta), nas próprias palavras de Rose, como “the turbo-charged engines of the Reading to Learn program” (Rose, 2014: 1). A análise incidiu sobre a interação ocorrida durante a Leitura Detalhada. Os dados relativos à concretização desta atividade foram obtidos por meio do registo e transcrição de quinze aulas de Português, conduzidas por três docentes, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Os eixos de análise são constituídos pela verificação da ativação dos elementos ou passos que constituem a estratégia peda-gógica de Leitura Detalhada (preparação, leitura da frase, apresentação da pista para a identificação das palavras ou expressões, a formulação da pergunta, a identificação do vocábulo ou expressão e o realce com o marcador na folha distribuída, a avaliação da tarefa e o aprofunda-mento da aprendizagem por meio da elaboração) e pela observação da concretização da estratégia na interação com os alunos, conduzida pelas três professoras, designadamente quanto ao grau de sucesso alcançado na tarefa de identificação e ao tipo de elaboração realizado. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barbeiro, C, (2020) A leitura detalhada: estratégias interacionais de com¬preensão e aprofundamento da leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (111-127) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.085 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12084 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | A leitura detalhada: estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 127 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A leitura detalhadaInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 267.42 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format