Repository logo
 
Publication

A leitura detalhada: estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura

dc.contributor.authorBarbeiro, Célia
dc.date.accessioned2020-07-24T11:27:57Z
dc.date.available2020-07-24T11:27:57Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste capítulo apresenta uma investigação sobre a compreen-são na leitura no âmbito da aplicação do programa Reading to Learn (R2L) (Rose, 2014). De um modo específico, focamo-nos na atividade de Leitura Detalhada, com o objetivo de caracterizar as estratégias de interação pedagógica que desencadeia. A análise das sequências dis-cursivas (Almeida, 2012) tem em conta o contexto cultural, social e situacional específico da sala de aula. A Leitura Detalhada é marcada por estratégias interacionais que estão na base da caracterização desta atividade (a par da Reescrita Conjunta), nas próprias palavras de Rose, como “the turbo-charged engines of the Reading to Learn program” (Rose, 2014: 1). A análise incidiu sobre a interação ocorrida durante a Leitura Detalhada. Os dados relativos à concretização desta atividade foram obtidos por meio do registo e transcrição de quinze aulas de Português, conduzidas por três docentes, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Os eixos de análise são constituídos pela verificação da ativação dos elementos ou passos que constituem a estratégia peda-gógica de Leitura Detalhada (preparação, leitura da frase, apresentação da pista para a identificação das palavras ou expressões, a formulação da pergunta, a identificação do vocábulo ou expressão e o realce com o marcador na folha distribuída, a avaliação da tarefa e o aprofunda-mento da aprendizagem por meio da elaboração) e pela observação da concretização da estratégia na interação com os alunos, conduzida pelas três professoras, designadamente quanto ao grau de sucesso alcançado na tarefa de identificação e ao tipo de elaboração realizado.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarbeiro, C, (2020) A leitura detalhada: estratégias interacionais de com¬preensão e aprofundamento da leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (111-127) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.085pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12084
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.titleA leitura detalhada: estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leiturapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage127pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A leitura detalhadaInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
267.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format