Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
267.42 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este capítulo apresenta uma investigação sobre a compreen-são
na leitura no âmbito da aplicação do programa Reading to Learn
(R2L) (Rose, 2014). De um modo específico, focamo-nos na
atividade de Leitura Detalhada, com o objetivo de caracterizar as
estratégias de interação pedagógica que desencadeia. A análise das
sequências dis-cursivas (Almeida, 2012) tem em conta o contexto
cultural, social e situacional específico da sala de aula. A Leitura
Detalhada é marcada por estratégias interacionais que estão na base
da caracterização desta atividade (a par da Reescrita Conjunta), nas
próprias palavras de Rose, como “the turbo-charged engines of the
Reading to Learn program” (Rose, 2014: 1). A análise incidiu sobre a
interação ocorrida durante a Leitura Detalhada. Os dados relativos à
concretização desta atividade foram obtidos por meio do registo e
transcrição de quinze aulas de Português, conduzidas por três
docentes, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Os eixos de
análise são constituídos pela verificação da ativação dos elementos
ou passos que constituem a estratégia peda-gógica de Leitura
Detalhada (preparação, leitura da frase, apresentação da pista para a
identificação das palavras ou expressões, a formulação da pergunta, a
identificação do vocábulo ou expressão e o realce com o marcador na
folha distribuída, a avaliação da tarefa e o aprofunda-mento da
aprendizagem por meio da elaboração) e pela observação da
concretização da estratégia na interação com os alunos, conduzida
pelas três professoras, designadamente quanto ao grau de sucesso alcançado
na tarefa de identificação e ao tipo de elaboração realizado.
Description
Keywords
Leitura
Citation
Barbeiro, C, (2020) A leitura detalhada: estratégias interacionais de com¬preensão e aprofundamento da leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (111-127) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa