Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Determinantes do comportamento de compra online

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação.pdf2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objetivo principal do presente trabalho consiste na identificação de alguns dos principais preditores que levam os consumidores a realizar compras online, nomeadamente as características demográficas, as motivações e experiências de compra online, as crenças normativas e as perceções de risco e de benefícios associados à compra através da Internet. Para o efeito, optou-se por um método quantitativo tendo-se, para o efeito, elaborado um questionário que foi aplicado a uma amostra de 343 consumidores. As análises efetuadas permitiram concluir que existe influencia entre o género e a frequência e montante gasto online, bem como entre o nível de escolaridade e rendimento e o montante gasto online. Concluiu-se também que os amigos e os familiares são os referentes que mais influência exercem nas compras online e que a satisfação online influencia positivamente as compras online. Por último, registaram-se também diferenças nos produtos comprados online entre cada um dos géneros, bem como na perceção de risco associados à Internet.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Compras online - análise do comportamento Perfil do consumidor Motivações Benefícios das compras online Compras online - riscos e experiências

Citation

SARAIVA, Carlos Manuel Lisboa - Determinantes do comportamento de compra online. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Comunicação Social

CC License