Repository logo
 
Publication

A gestão cooperada do currículo: um estudo de caso

dc.contributor.advisorPereira, Maria da Conceição Figueira Santospt_PT
dc.contributor.authorAlves, Beatriz Palmeirim
dc.date.accessioned2020-01-16T16:35:47Z
dc.date.available2020-01-16T16:35:47Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho, numa primeira parte, visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa turma de 2.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado, localizada na área metropolitana de Lisboa, mais precisamente na freguesia de Belém e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 5.º ano, de uma instituição pública da freguesia de Benfica. O presente relatório integra, simultaneamente, um estudo realizado no contexto da PES II, intitulado como A Gestão Cooperada do Currículo: Um estudo de caso. Esta investigação pretendeu estudar os processos de Gestão Cooperada do Currículo numa sala de aula do 2.º ano de escolaridade. Para tal, formulou-se como objetivos específicos do estudo: (i) Identificar na prática da Orientadora Cooperante os momentos de Gestão Cooperada do Currículo; (ii) Caracterizar cada um dos momentos de Gestão Cooperada do Currículo e (iii) Descrever o impacto da Gestão Cooperada do currículo no desenvolvimento de competências nos alunos. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, utilizando como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante, a entrevista semiestruturada, as conversas informais e a análise documental. Os dados recolhidos foram tratados segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2013). Os resultados do estudo permitiram identificar como momentos nucleares de Gestão Cooperada do Currículo: o Conselho de Cooperação Educativa, o Tempo de Estudo Autónomo e o Trabalho por Projeto. Estes momentos resultam num impacto no desenvolvimento dos alunos, quer a nível cognitivo, quer a nível emocional, social e moral.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work aims to describe and analyze in a reflexive way the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the contexts of the 1st and 2nd CBE. In the 1st CBE, supervised teaching practice took place in a 2nd grade class of a private educational institution, located in the Metropolitan area of Lisbon, Belém and in the 2nd CBE, took place in two classes of the 5th grade, of a public institution located in Benfica. This report includes a study, carried out in the context of PES II, entitled The cooperative management of the curriculum: A case of study. This investigation aimed to study the process of The cooperative management of the curriculum in a 2nd grade class. To this end, it was formulated as specific objectives of the study: (i) Identify in the practice of the Cooperative teacher the moments of cooperative management of the curriculum; (ii) Characterize each of the moments of cooperative management of the curriculum and (iii) Describe the impact of the cooperative management of the curriculum in the development of skill in students. In accordance with the object of the study, a methodology of a interpretative qualitative nature was used, using as data collection techniques, direct and participant observation, the semi-structured interview, informal conversations and documentary analysis. The results were treated with the analysis of content following the assumptions of Bardin (2013). The study results allow us to identify as nuclear moments of cooperative management of the curriculum: the Education Cooperation Council, the Autonomous study time and Project Work. These moments result in an impact of the development cognitive, emotional, social and moral level of students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlves, B. P. (2019). A gestão cooperada do currículo: um estudo de caso (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10990pt_PT
dc.identifier.tid202335070
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão cooperadapt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCooperative managementpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleA gestão cooperada do currículo: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final- Beatriz Alves.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: