Repository logo
 
Publication

A comunicação no interesse público como alavanca do cumprimento da missão de uma organização do Terceiro Setor: projeto de estratégia de comunicação para a Boa Vontade Residência Adaptada

dc.contributor.advisorNunes, Tatiana Filipa Gomespt_PT
dc.contributor.authorAmaral, Joana Filipa Saldanha dos Reis
dc.date.accessioned2021-08-12T08:31:52Z
dc.date.available2021-08-12T08:31:52Z
dc.date.issued2021-07-16
dc.descriptionTrabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractUma organização do Terceiro Setor representa dois papéis: a instituição e a causa que defende. Em virtude disso, a sua comunicação segue duas vertentes, a Comunicação Institucional e a Comunicação no Interesse Público (CIP). Por um lado, falamos de gerir a reputação e identidade da instituição (missão, visão e valores), das atividades por ela desenvolvidas, da criação e manutenção das relações com os stakeholders. Por outro, trata-se de uma entidade da sociedade civil que deve comunicar com vista a promover mudanças para o bem comum. É através da missão que a Comunicação Institucional e a Comunicação no Interesse Público se unem e dão continuidade ao que se pretende atingir para uma comunicação estratégica eficaz e, assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com este propósito, o presente trabalho de projeto no âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, foca-se numa IPSS nacional, a Boa Vontade Residência Adaptada que presta cuidados a pessoas com deficiência motora, para demonstrar a aplicabilidade de uma estratégia de comunicação a fim de cumprir a missão institucional, apresentando o projeto de uma estratégia “chave na mão”. Neste sentido, com enfoque no bem-estar e desenvolvimento das capacidades da Pessoa Com Deficiência (PCD), na autonomia e na sua integração na sociedade, a estratégia de comunicação é desenvolvida como base na noção de Comunicação Estratégica para a mudança social, enquanto uma disciplina da Comunicação Aplicada, que visa alterar os conhecimentos, atitudes e comportamentos de Pessoas com Deficiência Motora e as suas respetivas famílias.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: A third sector organization plays two roles: the institution and the cause it defends. As a result, its communication follows two strands, Institutional Communication and Public Interest Communication (PIC). In one hand, we talk about managing the institution's reputation and identity (mission, vision and values), the activities it develops, and the creation and maintenance of relationships with stakeholders. On the other hand, it is a civil society entity that must communicate in order to promote changes for the common good. It is through this mission that Institutional Communication and PIC come together and continue what is intended to be achieved for effective strategic communication and, thus, contribute to the development of society. For this purpose, the current project work within the scope of the Master in Public Relations Strategic Management, focuses on a national Private Social Solidarity Institution, the Boa Vontade Residência Adaptada, that provides care to people with physical disabilities, to demonstrate the applicability of a communication strategy with a view to fulfil the institutional mission, presenting the project of a “turnkey” strategy. In that regard, with a focus on the well-being and development of the abilities of people with disabilities, autonomy and their integration into society, the communication strategy is developed based Strategic Communication for social change, as a discipline of Applied Communication, which aims to change the knowledge, attitudes and behaviour of people with physical disabilities and their relatives.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAmaral, J.F.S.R. (2021). A comunicação no interesse público como alavanca do cumprimento da missão de uma organização do Terceiro Setor: projeto de estratégia de comunicação para a Boa Vontade Residência Adaptada.. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/13635pt_PT
dc.identifier.tid202755754pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13635
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectTerceiro setorpt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectComunicação no interesse públicopt_PT
dc.subjectComunicação institucionalpt_PT
dc.subjectDeficiência motorapt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectThird sectoren
dc.subjectStrategic communicationen
dc.subjectPublic interest communicationen
dc.subjectInstitutional communicationen
dc.subjectPhysical disabilityen
dc.titleA comunicação no interesse público como alavanca do cumprimento da missão de uma organização do Terceiro Setor: projeto de estratégia de comunicação para a Boa Vontade Residência Adaptadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA comunicação no interesse público como alavanca do cumprimento da missão de uma organização do Terceiro Setor: projeto de estratégia de comunicação para a Boa Vontade Residência Adaptadapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho de Projeto final_Joana Amaral.pdf
Size:
38.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format