Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II que integra o currículo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório foi desenvolvido com base nas práticas pedagógicas realizadas em dois contextos de Estágio: numa turma do 3.º ano de escolaridade e em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Assim, a primeira parte do mesmo diz respeito à descrição sintética e análise crítica da prática desenvolvida em cada um destes contextos. Este relatório integra, ainda, na segunda parte, uma investigação desenvolvida numa das turmas do 5.º ano de escolaridade sobre o tema Alterações Climáticas, para o qual se contou com a participação de 23 alunos, 11 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos. Este estudo tem como objetivo principal estudar estratégias de mobilização de contextos reais das crianças para promover aprendizagens sobre as alterações climáticas e como objetivos específicos: i) Explorar estratégias que motivem os alunos para as aprendizagens sobre as alterações climáticas; ii) Explorar estratégias que promovam aprendizagens, centradas em contextos reais e quotidianos das crianças, sobre as alterações climáticas; ii) Estudar as potencialidades de estratégias promotoras de aprendizagens sobre as alterações climáticas para o desenvolvimento de cidadãos ambientalmente responsáveis e conscientes e iv) Estudar os desafios do ensino e aprendizagem das alterações climáticas no 5.º ano de escolaridade. Tendo em consideração os objetivos definidos, privilegiaram-se estratégias qualitativas de investigação, nomeadamente o estudo de caso, recorrendo, também, a algumas quantitativas. Os resultados da investigação ilustram as potencialidades e desafios do recurso a contextos reais das crianças e a atividades práticas, para que os alunos estejam ativamente envolvidos na construção da sua própria aprendizagem significativa sobre as alterações climáticas.
This Final Internship Report was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II, which is part of the curriculum of the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education Teaching and in Mathematics and Natural Sciences Teaching in the 2nd Cycle of Basic Education. This report was developed based on the pedagogical practices carried out in two internship contexts: 3rd grade class and two 5th grade classes. The first part of this report concerns the synthetic description and the critical analysis of the practice developed in each of these contexts. This report also includes, in the second part, an investigation developed in one of the 5th grade classes on the subject of Climate Change, with the participation of 23 students, 11 girls and 12 boys, aged 10 to 11 years old. The main objective of this study is to study strategies to mobilise children's real life contexts to promote climate change learning and the specific objectives are: i) to explore strategies that motivate students to learn about climate change; ii) to explore strategies, centred in children's real life contexts, which promote the learnig of climate change; iii) to study the potential of strategies that promote learning about climate change for the development of environmentally responsible and aware citizens and iv) to study the challenges of teaching and learning about climate change at 5th grade. Considering the defined objectives, qualitative research strategies were privileged, namely case study, but some quantitative ones were also used. The research results illustrate the potentialities and challenges of the use of children's real life contexts and practical activities to students' active involvement in the construction of their own meaningful learning of climate change.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Educação em ciências naturais Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Alterações climáticas Atividades experimentais Natural sciences education Environmental education Sustainable development Climate change Experimental activities

Citation

Azenha, M. I. L. (2022). Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15814

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue