Repository logo
 
Publication

Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques

dc.contributor.advisorMarques, Ana
dc.contributor.authorMacedo, Patrícia
dc.date.accessioned2023-12-05T10:50:05Z
dc.date.available2023-12-05T10:50:05Z
dc.date.issued2023-11-09
dc.descriptionRelatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi concretizado no âmbito da 11ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo 2022/2023. O estágio foi realizado no Conservatório Regional Silva Marques no contexto da disciplina de Expressão Criativa, tendo como público-alvo os alunos do 1º ano do Curso do Ensino Artístico Especializado em Dança, composto por 20 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Este trabalho surgiu do interesse em aprofundar mais os conhecimentos na área da Inteligência Emocional numa das habilidades que a compõem, a Empatia, sendo uma competência socioemocional de grande relevância e cada vez mais importante a ser explorada no contexto escolar. O objetivo principal do estudo foi o de fomentar a empatia nos alunos, nas aulas de Expressão Criativa, proporcionando atividades que desenvolvessem a compreensão emocional, cognitiva e comportamental, capacitando-os para se relacionarem com os outros de forma empática e solidária. A preparação das aulas foi adaptada às necessidades da turma, garantindo o cumprimento dos conteúdos do programa da disciplina. Além disso, foram incluídos exercícios direcionados para o desenvolvimento de competências sociais, como o aprimoramento da comunicação, habilidades do aprender a fazer, do aprender a conviver e do aprender a ser. Estas atividades foram ao encontro da escuta ativa, da autonomia na resolução de problemas, da autoconfiança, do respeito pelo próximo e da empatia. Para este estudo recorreu-se à metodologia de Investigação-ação, de caráter qualitativo, aplicando-se diferentes instrumentos de recolha de dados nas diversas fases do estágio (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Autónoma). Os resultados obtidos revelaram uma melhoria significativa nas relações interpessoais e intrapessoais dos alunos, criando relações positivas com respeito mútuo, autoconhecimento e empatia.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This internship report was carried out within the scope of the 11th edition of the Master's Course in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, in the academic year 2022/2023. The internship was carried out at the Silva Marques Regional Conservatory in the context of the Creative Expression discipline, with the target audience being students of the 1st year of the Specialized Artistic Education Course in Dance, composed of 20 students aged between 10 and 11 years. This work arose from the interest in deepening knowledge in the area of Emotional Intelligence in one of the skills that compose it, Empathy, being a socio-emotional competence of great relevance and increasingly important to be explored in the school context. The main objective of the study was to foster empathy in students, in Creative Expression classes, providing activities that develop emotional, cognitive and behavioral understanding, enabling them to relate to others in an empathic and supportive way. The preparation of classes was adapted to the needs of the class, ensuring compliance with the contents of the discipline's syllabus. In addition, exercises were included aimed at developing social skills, such as improving communication, learning to do, learning to live together and learning to be skills. These activities were in line with active listening, autonomy in problem solving, self-confidence, respect for others and empathy. For this study, a qualitative action-research methodology was used, applying different data collection instruments in the various stages of the internship (Structured Observation, Accompanied Participation and Autonomous Teaching). The results obtained revealed a significant improvement in the students' interpersonal and intrapersonal relationships, creating positive relationships with mutual respect, selfknowledge and empathy.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMacedo, P. (2023). Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: Um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/16624pt_PT
dc.identifier.tid203412885
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16624
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectExpressão criativapt_PT
dc.subjectEmpatia
dc.subjectEscuta
dc.subjectCreative expression
dc.subjectEmpathy
dc.subjectActive listening
dc.titleFomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marquespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
patricia macedo.pdf
Size:
8.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format