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- An exploratory analysis of incentive packages and managerial performancePublication . Alves, Iryna; M. Lourenço, SofiaThis study explores the interplay among different types of incentives (monetary incentives, non-monetary incentives, and benefits) and managerial performance. We collect data via a questionnaire and use qualitative comparative analysis (QCA) to analyze them. Using data from 614 managers, we identify multiple incentive packages that are consistently related to high managerial performance. Specifically, our analyses reveal that non-monetary incentives in the form of autonomy and development opportunities are as related to high performance in isolation as their combination with recognition. High performance can also be achieved with the combination of traditional tangible benefits with (1) social support benefits and recognition or with (2) monetary incentives. Finally, our findings suggest that monetary incentives, social benefits, and autonomy and development opportunities are more important for the success of CFOs than to non-CFOs. Conversely, tangible benefits are particularly relevant for the high performance of non-CFOs but not for CFOs. Our findings contribute to the incentives literature by showing successful incentive packages that companies are using in practice and how they relate to different theories such as agency theory, self-determination theory, and human capital theory.
- Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Macedo, Patrícia; Marques, AnaO presente relatório de estágio foi concretizado no âmbito da 11ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo 2022/2023. O estágio foi realizado no Conservatório Regional Silva Marques no contexto da disciplina de Expressão Criativa, tendo como público-alvo os alunos do 1º ano do Curso do Ensino Artístico Especializado em Dança, composto por 20 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Este trabalho surgiu do interesse em aprofundar mais os conhecimentos na área da Inteligência Emocional numa das habilidades que a compõem, a Empatia, sendo uma competência socioemocional de grande relevância e cada vez mais importante a ser explorada no contexto escolar. O objetivo principal do estudo foi o de fomentar a empatia nos alunos, nas aulas de Expressão Criativa, proporcionando atividades que desenvolvessem a compreensão emocional, cognitiva e comportamental, capacitando-os para se relacionarem com os outros de forma empática e solidária. A preparação das aulas foi adaptada às necessidades da turma, garantindo o cumprimento dos conteúdos do programa da disciplina. Além disso, foram incluídos exercícios direcionados para o desenvolvimento de competências sociais, como o aprimoramento da comunicação, habilidades do aprender a fazer, do aprender a conviver e do aprender a ser. Estas atividades foram ao encontro da escuta ativa, da autonomia na resolução de problemas, da autoconfiança, do respeito pelo próximo e da empatia. Para este estudo recorreu-se à metodologia de Investigação-ação, de caráter qualitativo, aplicando-se diferentes instrumentos de recolha de dados nas diversas fases do estágio (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Autónoma). Os resultados obtidos revelaram uma melhoria significativa nas relações interpessoais e intrapessoais dos alunos, criando relações positivas com respeito mútuo, autoconhecimento e empatia.
- O homenzinho verdePublication . Rodrigues, Ana Sofia Candeias; Rosa, Armando Nascimento; Calado, Alexandre PieroniO relatório deste projeto descreve todo o processo de criação do espetáculo, O Homenzinho Verde, que passou por diversas fases e desafios. Baseei-me no texto não dramático, Little Green Man, de Simon Armitage (que li pela terceira vez), para criar a versão dramática do mesmo. Esta adaptação, que contou com a ajuda do professor Armando Nascimento Rosa (que disponibilizou diversas ferramentas de escrita dramática), centra-se no conflito da amizade no masculino, sendo esse o tema central da minha pesquisa: A Masculinidade, e como o seu “peso” afeta os homens e o mundo, no geral. O relatório está dividido em 11 capítulos – Introdução; Adaptação; Escolha de Elenco; Processo de Ensaios; Brecht; Palco, Cenário, Figurinos e Adereços; Masculinidade; Digressão; Considerações Finais; Bibliografia; Webgrafia e Anexos. A análise detalhada destes capítulos permite dar a conhecer e melhor fazer compreender as diversas etapas do processo de trabalho. Todas estas etapas foram extremamente importantes para o espetáculo final que é, e será sempre, um trabalho permanentemente inacabado (work in progress).