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A prática da gestão do conhecimento nas empresas em Cabo Verde

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Abstract(s)

A globalização acarretou consigo uma grande facilidade na acessibilidade à informação e a necessidade de estarmos todos conectados, principalmente quando se fala num contexto empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, no qual a criação de networking é crucial para o desenvolvimento do negócio e para manter a vantagem competitiva, pois novos conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços surgem a todo o instante. Desta necessidade de se manter a vantagem competitiva sustentável surge o conhecimento como principal aliado e consequentemente como um novo imperativo para a economia mundial, na medida em que constitui uma fonte de vantagem competitiva para a organização. A criação do conhecimento no seio organizacional se encontra intimamente relacionada com a qualificação e a habilidade dos recursos humanos. Pois, estes são os principais autores do conhecimento. Assim sendo, torna-se fundamental que as organizações incentivam e promovam ambientes propícios para que o capital humano possa transferir, partilhar e criar conhecimento internamente, contribuindo para a construção de uma vantagem competitiva da empresa no mercado. Iremos proceder um estudo a duas empresas Cabo-verdianas de referência no sector das telecomunicações e da educação verificando como essas criam, promovem e disseminam o conhecimento, isto é, compreender como este processo é executado.
Globalization has brought with it a great facility in the accessibility to information and the need to be all connected, especially when we talk in a business context increasingly dynamic and competitive, in which the creation of networking is crucial for the development of business and to maintain the competitive advantage, because new knowledge, technologies, products and services arise at all times. From this need to maintain sustainable competitive advantage emerges knowledge as the main ally and consequently as a new imperative for the world economy, insofar as it constitutes a source of competitive advantage for the organization. The creation of knowledge within the organization is closely related to the qualification and skill of human resources. These are the main authors of knowledge. Therefore, it is essential that organizations encourage and promote conducive environments so that human capital can transfer, share and create knowledge internally, contributing to the construction of a competitive advantage of the company in the market. We will be carrying out a study of two Cape Verdean reference companies in the telecommunications and education sector to see how they create, promote and disseminate knowledge, i.e. to understand how this process is carried out.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Conhecimento Internacionalização Partilha Knowledge Internationalization Sharing

Pedagogical Context

Citation

Lopes, E. E.C. O. (2019). A prática da gestão do conhecimento nas empresas em Cabo Verde. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/13473

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ISCAL

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