Repository logo
 
Publication

“Podemos fazer um projeto para descobrir…”: a simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância

dc.contributor.advisorFriães, Ritapt_PT
dc.contributor.authorInácio, Tânia Filipa Gomes
dc.date.accessioned2019-02-06T10:03:29Z
dc.date.available2019-02-06T10:03:29Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, decorrente do Mestrado em Educação Pré-Escolar, enquadra-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância. A par do referido, este documento procura ilustrar e fundamentar, através de uma análise reflexiva e crítica, todo o processo vivenciado em contexto, bem como a temática que despoletou maior relevância e norteou o processo investigativo desenvolvido. Assim, no decorrer da prática procurei orientar a minha intervenção considerando as intenções que delineei para a ação pedagógica com (i) as crianças, (ii) as famílias e (iii) a equipa educativa, operacionalizando-as nas rotinas diárias e nas atividades propostas. A temática que intitula o presente relatório incide na realização simultânea de diferentes projetos, experienciada pela primeira vez, por um grupo de jardim de infância, na qual todas as crianças se encontram envolvidas num projeto Seu e participam nos projetos dos Outros. Assim sendo, partindo dos pressupostos teóricos subjacentes à Metodologia de Trabalho por Projeto e considerando o contexto natural da prática, pretendi identificar os contributos da realização e participação simultânea de projetos; conhecer a perspetiva da Educadora de Infância e das famílias das crianças acerca desta metodologia; e explicitar quais os papéis desempenhados pelas crianças. Metodologicamente, inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação realizada assume o design de estudo de caso, no qual se conciliaram várias fontes: observação direta participante, que permitiu reunir um conjunto alargado de notas de campo; análise documental; inquérito por entrevista e inquérito por questionário. Os resultados obtidos apontam para que a realização simultânea de projetos seja uma forma de (i) dar voz às crianças, proporcionando-lhes oportunidades de participação ativa, correspondendo aos seus interesses; (ii) possibilitar às crianças o desempenho de diversos papéis, de acordo com a fase do projeto e o tema em estudo; (iii) promover uma prática participativa, cooperada e partilhada por todos os atores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This presente report, resulting from the Master’s Degree in Pre-School Education, falls within the scope of Professional Practice Supervised in Kindergarten. In addition to the above, this document seeks to illustrate and substantiate, through a reflexive and critical analysis, all the process experienced in context, as well as the thematic that showed most relevance and guided the developed research process. Therefore, during the practice I tried to guide my intervention considering the intentions that I outlined for the pedagogical action with (i) the children, (ii) the families and (iii) the educational team, operating them in the daily routines and in the proposed activities. The theme of this report focuses on the simultaneous diferents projects, first experienced by the group, in which all the children are ivolved in a project of Their and participate in the projects of the Others. Therefore, based on the theoretical assumptions underlying the Work-by-Project Methodology and considering the natural context of the practice, I wanted to understand the contribution of the achievement and simultaneous projects participation; to know the perspective of the Childhood Educator and the families of the children about this methodology; and explain the roles played by children. Methodologically, inscribed in the qualitative and interpretative paradigm, the research carried out assumes the design of a case study, in which several sources were reconciled: participant direct observation, which allowed to gather a wide set of field notes; documentary analysis; interview survey and questionnaire survey. The results show that the simultaneous realization of projects is a way of (i) give children a voice, providing them with opportunities for active participation, corresponding to their interests; (ii) enable children to perform various roles, according to the project phase and the subject under study; (iii) promote a participatory, cooperative and shared practice among all actors.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationInácio, T. F. G. (2018). “Podemos fazer um projeto para descobrir…” – A simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9428pt_PT
dc.identifier.tid202034992
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9428
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho por projetopt_PT
dc.subjectParticipação ativapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAtorespt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectWork methodology by projectpt_PT
dc.subjectActive participationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectActorspt_PT
dc.title“Podemos fazer um projeto para descobrir…”: a simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
. RELATÓRIO PPS II . TÂNIA INÁCIO . 2016129 ..pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo A. Portefólio da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância..pdf
Size:
3.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: