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Conceções de alunos do 1.º ciclo face à posse de animais selvagens em casa: resultados de uma intervenção promotora do seu pensamento crítico
dc.contributor.advisor | Almeida, António | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Catarina Nunes | |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T11:17:35Z | |
dc.date.available | 2024-12-02T11:17:35Z | |
dc.date.issued | 2024-09-20 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório contempla duas partes distintas. Na primeira, apresenta-se uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, seguida de uma comparação reflexiva entre ambos os contextos. Na segunda, é descrito o estudo realizado com 22 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos. Esta investigação incide sobre a influência do tema sociocientífico “animais selvagens como animais de companhia” no desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 2.º ano de escolaridade. A nível metodológico, o estudo assemelha-se a uma pesquisa do tipo experimental sem a seleção aleatória de indivíduos, mas também pode ser considerado um estudo exploratório devido à escassez de outros estudos que abordem o tema. Para avaliar o desenvolvimento de algumas capacidades de pensamento crítico dos alunos, recorreu-se a entrevistas e registos de notas de campo antes, durante e após uma intervenção delineada com a referida finalidade. A análise dos dados recolhidos indica que a intervenção sobre esta temática ajudou a promover uma melhoria ao nível de algumas capacidades de pensamento crítico, nomeadamente em termos de capacidade de interpretação, resposta a questões de clarificação e argumentação centrada nos animais. Contudo, nem todas as capacidades de pensamento crítico exploradas apresentaram um desenvolvimento positivo, fruto de limitações relacionadas com o tempo de intervenção e com a resistência de algumas ideias que tendiam a considerar positiva a referida posse. Por isso, as capacidades de generalização, tomada de decisão e formulação de juízos de valor coerentes foram menos conseguidas. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice II course, which is included in the curriculum for the second year of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Science in the 2nd Cycle of Primary Education at the Lisbon School of Education. The report is divided into two distinct parts. The first part provides a concise description of the pedagogical practices developed in the contexts of the 1st and 2nd Cycles of Primary Education, followed by a reflective comparison between both contexts. The second part describes a study conducted with 22 students from a 2nd-year of schooling, aged between 7 and 8 years old. This research focuses on the influence of the socioscientific topic "wild animals as pets" on the development of critical thinking in 2nd-year students. Methodologically, the study resembles an experimental investigation without random selection of participants, but it can also be considered an exploratory study due to the lack of existing research on the subject. To assess the development of some skills of critical thinking capabilities, the pupils were interviewed before and after a plan of intervention and field notes were recorded during all process of intervention. The analysis of the data collected shows that intervention on this topic has helped to promote the children’s level of some critical thinking skills, namely in terms of interpretation capacity, response to clarification issues and argumentation centred on animals However, not all of the critical thinking skills explored had a positive development, due to limitations related to the intervention time, and the resistance of some previous ideas that tended to consider positive the possession of wild animals as pets. Therefore, the abilities of generalization, decision-making, and coherent judgment formulation were less achieved. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, C. N. (2024). Conceções de alunos do 1.º Ciclo Face à posse de animais selvagens em Casa: resultados de uma intervenção promotora do seu pensamento crítico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17993 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203717732 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17993 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Capacidades de pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Animais selvagens | pt_PT |
dc.subject | Animais de companhia | pt_PT |
dc.subject | Critical thinking | pt_PT |
dc.subject | Critical thinking skills | pt_PT |
dc.subject | Primary education | pt_PT |
dc.subject | Wild animals | pt_PT |
dc.subject | Pets | pt_PT |
dc.title | Conceções de alunos do 1.º ciclo face à posse de animais selvagens em casa: resultados de uma intervenção promotora do seu pensamento crítico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |