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Advisor(s)
Abstract(s)
Da união entre a publicidade de perfumes e o género do consumidor, nasceu a questão de partida que deu sentido a esta investigação. De facto, cabe à publicidade ser a emissora da mensagem publicitária junto do consumidor e é através dos sentidos que percepcionamos o mundo em geral. O propósito desta tese é perceber quais são os significados atribuídos ao género feminino em comparação com o masculino, detectando se os estereótipos por género se mantêm na publicidade a perfumes. Homens e mulheres são consumidores diferentes com gostos, necessidades e motivações diferentes portanto, foi a busca sobre estes conhecimentos que despertou o interesse pelo tema apresentado.
É através do quadro teórico que este tema se desenvolveu ao tentar-se perceber quais as origens da publicidade e de como evoluiu até aos dias de hoje, sendo capaz de responder às necessidades de uma sociedade cada vez mais consumista e a consumidores atentos e cuidadosos com a sua imagem, saúde e bem-estar. Neste sentido, é perceptível que as identidades femininas e masculinas sejam construídas como reflexo da sociedade.Da amostra de 40 anúncios, distribuídos igualmente por género, foi construída uma grelha de análise que possibilitou avaliar cada elemento presente na composição dos anúncios, permitindo chegar a conclusões que respondessem à questão de partida e satisfizessem os objectivos definidos.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing
Keywords
Publicidade Consumidores Linguagem publicitária Perfumes Questões de género Anúncios publicitários
Citation
Rodrigues, Carla O perfume: análise da sua linguagem publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.