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Plano de Negócios de expansão da empresa Olimel - Azeite e Mel, Lda

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Este trabalho vem no seguimento do Trabalho Final de Mestrado do curso do Controlo de Gestão e dos Negócios do ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. O principal objetivo deste trabalho é a elaboração de um plano de negócios no setor da Olivicultura, destacando a sua importância como ferramenta de apoio à gestão empresarial e os pontos necessários para a criação de um projeto, no qual se pretende obter sucesso e rentabilidades futuras. Será criado um plano de negócios para a expansão da empresa Olimel – Azeite e Mel, Lda, por forma a incrementar significativamente a produção anual do azeite. Numa primeira fase é necessário, saber quem é a empresa, onde está inserida, para posteriormente ser possível realizar uma análise do meio envolvente contextual, a fim de entender como esta interage e como é influenciada pelo setor onde esta está inserida. Devido às constantes alterações que o meio envolvente sofre, a empresa terá de avaliar regularmente qual a sua posição competitiva. Caso seja necessário alterar a sua forma de funcionamento, terá que adequar os seus objetivos, recursos e capacidades para uma resposta eficaz às exigências que lhe são impostas pelo seu setor de atuação. Posteriormente será realizada uma análise interna e competitiva da empresa, através da elaboração da sua análise SWOT, cruzando os seus pontos fortes e fracos, com as suas fragilidades e oportunidades, possibilitando assim optar pela melhor estratégia a seguir no futuro. A fim de apoiar a criação deste plano de negócios será elaborado um estudo económico-financeiro ao investimento a que a empresa irá recorrer, e será feita a respetiva avaliação financeira para aferir a viabilidade do projeto.
This work is a follow-up to the Final Master's Work of the Management and Business Control Course of ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. The main objective of this work is the elaboration of a business plan in the Oliviculture sector, highlighting its importance as a tool to support business management and the necessary points for the creation of a project in which success and future profitability are to be achieved. A business plan will be created for the expansion of Olimel - Azeite e Mel, Lda, in order to significantly increase the annual production of olive oil. In a first phase it is necessary to know who the company is, where it is inserted, to later be possible to carry out an analysis of the contextual surroundings, in order to understand how it interacts and how it is influenced by the sector where it is inserted. Due to the constant changes that the environment suffers, the company will have to evaluate regularly its competitive position. Should it be necessary to change its way of functioning, it will have to adapt its objectives, resources and capacities to an effective response to the demands placed on it by its sector of activity. Later, an internal and competitive analysis of the company will be carried out, through the elaboration of its SWOT analysis, crossing its strengths and weaknesses, with its fragilities and opportunities, thus enabling to opt for the best strategy to follow in the future. In order to support the creation of this business plan, an economic-financial study will be prepared on the investment that the company will make, and a financial assessment will be made to assess the feasibility of the project.

Description

Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios

Keywords

Plano de Negócios Avaliação de Projetos Olivicultura Investimento Business Plan Project Evaluation Oliviculture Investment

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