Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.51 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação descrita surgiu de uma curiosidade natural da investigadora pela
temática em estudo, tendo como objetivo aferir, empiricamente as atuais expetativas
parentais relativamente à escola pública e à escola privada na entrada dos alunos para o
1º ano de escolaridade.
Numa primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica no sentido de aprofundar o
tema em estudo, tomando igualmente conhecimento das investigações já realizadas
sobre este assunto. No sentido de fundamentar esta temática foram realizadas entrevistas
às diretoras de duas escolas, uma pública e outra privada, e entregues inquéritos aos pais
dos alunos a frequentar o 1º ano de escolaridade. Esta estratégia permitiu-nos recolher
informações sobre as práticas realizadas quer pelos pais quer pelas escolas,
identificando perspetivas diferentes e encontrando pontos em comum que todos os pais
têm na escolha da escola, verificando-se assim se as expetativas parentais vão ao
encontro das estratégias aplicadas pelas escolas.
Esta discussão trata-se de uma discussão atual e importante dado aplicar-se à realidade
da nossa sociedade e pretende aferir a credibilidade dos pais relativamente ao sistema
educativo em duas escolas com características socioeconómicas semelhantes e
localizadas na mesma área geográfica.
As expetativas parentais de ambas as escolas, muito embora diferentes, são
correspondidas, refletindo formas de pensar bem como algumas das prioridades dos
Pais e Encarregados de Educação em relação ao sistema de ensino público e privado. A
análise dos resultados da investigação permitem-nos verificar que a escolha de uma
escola pública e privada depende das expetativas parentais face ao tipo de organização
educativa. Foi realizada igualmente uma análise estatística para agregação dos dados
que intitulámos de grau de satisfação, por forma a termos uma visão mais clara das reais
expetativas da escolha de uma escola. - Abstract
This investigation emerged from the investigator’s natural curiosity, on these issues.
The main goal of this work is to find empirically the parents’ expectation about public
and private school, when choosing the first school for their children.
In an initial stage, bibliographic revision was made, taking into consideration
investigations from other authors, in order to go further on this issue and be aware of the
state of the art on these matters. This study was based on interviews made to school
directors, one from a private and another from a public school. In addition,
questionnaires were delivered to all first year students’ parents. This strategy allowed us
to identify the valuable best practice on schools organization, identifying and comparing
parents’ perspectives about school, reinforcing the main value that the parents’
expectations are always aligned with schools strategies.
This is a current and important discussion which reflects our society main concerns. It
aims to assert parents’ credibility in public and private educational systems, in a study
made in two schools located in the same geographical area and with the same
socioeconomic status.
The parents’ expectations for either school, although different, were met by the schools,
reflecting different thoughts and parents perspectives concerning public and private
educational system.
The investigation allowed us to ascertain that the parents’ decision of choosing a private
or public school depends on the educational organization parent’s expectations. In this
work, statistical analysis were included and created “Satisfaction Level” variable
definition, to obtain a clearer perspective of real parents’ expectations when choosing a
school.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências de Educação – Especialização em
Administração Escolar
Keywords
Educação Escolha parental Expetativa Escola pública Escola privada Education Parental choice Expectation Public school Private school