Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro

dc.contributor.advisorVasques, Eugénia
dc.contributor.authorMoraes, Rafael Vilar de
dc.date.accessioned2015-01-12T14:17:42Z
dc.date.available2015-01-12T14:17:42Z
dc.date.issued2014-12-02
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidadepor
dc.description.abstractEste relatório final de estágio curricular, apresentado para obtenção de grau de Mestre, foi desenvolvido a partir do acompanhamento de duas “Oficinas de Teatro”, ambas ministradas pelo encenador João Mota. Os contextos foram Teatro Nacional Dona Maria II, numa oficina direcionada a professores, formadores e público em geral; e a Comuna Teatro de Pesquisa, oficina esta direcionada a estudantes de teatro e atores profissionais. A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as relações de semelhanças e diferenças existentes entre as práticas de ensino de teatro para atores e para não-atores. Entre as características comuns às duas oficinas e as que as distinguem pôde observar-se e descrever-se a forma particular como o formador encontrou soluções adequadas a cada contexto de formação, em que a ética de ensino do formador esteve ligada ao desejo de "aprofundamento humano" e de “desenvolvimento do ser sensível". Esta pesquisa traz contribuições, que se julgam úteis, para a área da pedagogia teatral, possibilitando, de alguma forma, a reflexão acerca das relações e das características do ensino que não têm por objetivo a formação de atores, mas ainda assim tem como centro a experiência teatral.por
dc.description.abstractABSTRACT - This is the final report of the curricular training that was made to fulfil the requirements for Master graduation. The study focuses on two drama workshops, both directed by the stage director João Mota, One workshop was held in Teatro Dona Maria II, and it targeted teachers, trainers, and general public. The other workshop was held in Comuna Teatro de Pesquisa, and it targeted drama students and professional actors or actresses. This study aims to analyze the differences and the similarities between the drama teaching for actors and non-actors. The features that are shared by both workshops, as well as those that distinguish them, reveal the particular way the trainer adapts his performance to each educational context. The existence of a teaching ethics, concerned with “enhancing the development of people as human beings” and “development of the sensitive being”, is evident on the trainer´s options. This study aims to be a contribution to drama pedagogy, as it reflects upon the features of drama teaching, focusing on drama experience and not on actor training.por
dc.identifier.tid201009870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4149
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapor
dc.subjectTeatro e comunidadepor
dc.subjectEnsino teatropor
dc.subjectActorpor
dc.subjectNão-actorpor
dc.subjectJoão Motapor
dc.titlePráticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapor
oaire.citation.titlePráticas de ensino de teatro para atores e para não atores : estudo de caso João Mota e as oficinas de teatropor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final Rafael de Moraes.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: