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As conceções de amizade das crianças de uma sala de Jardim de Infância

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O presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática decorreu entre os dias 7 de outubro de 2019 e 31 de janeiro de 2020 e foi concretizada num Jardim de Infância público, com um grupo de dezanove crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Neste relatório, inicialmente, apresento uma caracterização do contexto socioeducativo, sobre a qual refleti e que, posteriormente, me permitiu descrever, fundamentar, analisar e avaliar a minha prática pedagógica. Esta foi desenvolvida no contexto de Jardim de Infância, em que contactei com profissionais que me deram a oportunidade de desenvolver diversas competências e adquirir conhecimentos, fundamentais para a construção da minha identidade profissional. A componente investigativa também se encontra presente neste relatório, em que através de uma observação cuidada e atenta do contexto socioeducativo, especificamente, do grupo de crianças da sala A, surgiu a problemática – As conceções de Amizade das Crianças de uma Sala de Jardim de Infância. Desta forma, recorrendo à observação direta e à realização de entrevistas às crianças e à equipa educativa da sala A, pretendia (i) analisar as conceções das crianças sobre o conceito de amizade; (ii) analisar as relações de amizade deste grupo de crianças; e (iii) analisar as conceções da equipa educativa sobre as relações de amizade entre as crianças. Assim, a partir da análise dos dados, constatei que as crianças caracterizam a amizade como uma relação afetuosa, em que se transmitem afetos e em que a partilha é fundamental. As crianças associaram a este conceito sentimentos, como, alegria, felicidade e amor, mas também o relacionaram com o brincar e com o facto de ter/fazer amigos. Com esta investigação, consegui também analisar as suas relações de amizade, em que as crianças nomearam os seus amigos, demonstrando preferência por determinados pares e verifiquei que é através do brincar que se criam e mantêm as relações de amizade. Em suma, a amizade na infância exerce um papel fulcral no desenvolvimento holístico das crianças. Por fim, relativamente à construção da minha identidade profissional, no decorrer da PPS II refleti sobre a minha prática e priorizei alguns aspetos que considero relevantes para a concretização de uma prática de qualidade enquanto Educadora de Infância.
ABSTRACT The present report is part of the Supervised Professional Practice II, integrated in the study plans of the 2nd year Master’s Degree in Preschool Education, from “Escola Superior de Educação de Lisboa”. The internship took place from the 7th of October 2019 to 31st of January 2020 in a public kindergarten with a group of nineteen children, with ages between four and six years. In this report, initially, I´m going to illustrate the socio-educational context which I ponder and then allowed me to describe, fundament, analyze, and evaluate my pedagogical method. This method was developed in the context of kindergarten, in which I come in contact with professionals that gave me a chance to improve several skills and acquire knowledge, fundamental to the construction of my professional identity. This research component is also present in this report, in which through a detailed and attentive observation of the socio-educational context, especially of the children in classroom A, the problem surged – The Conceptions of Friendship of Children in a Kindergarten Room. This way, using direct observation and conducing interview with the children and the faculty team of classroom A, I intended to (i) analyze the conceptions of the children about friendship; (ii) analyze the relationship of this group of children; and (iii) analyze the conceptions of the faculty team about the friendship relations among the children. From my data research, I concluded the children describe friendship as a loving relationship, in which the transmission of affection and sharing is fundamental. The children associated this concept to feelings like joy, happiness and love, but also for playing and making friends. With this investigation, I also manage to analyze their friendships, in which the children nominated their friends showing preference for specific peers and verified that it is throwing playing around with each other that that they create and maintain their friendships. In summary, friendships in early age have a key role in the global development of the children. In conclusion, going back to the construction of my professional identity, during the “PPS II” course I reflected about my practice and prioritize some aspects that I consider relevant for the concretization of a quality practice as a kindergarten teacher.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Conceções das crianças Jardim de infância Amizade Friendship Conceptions of the children Kindergarten

Citation

Pereira, J. S. C. (2019). As conceções de amizade das crianças de uma sala de Jardim de Infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12929

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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