Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Participação das crianças e jovens numa casa de acolhimento: o caso da assembleia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
dissertação_alexandra_correia_09_2022.pdf2.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária pretende olhar o Acolhimento Residencial a partir da perspetiva das crianças e jovens. Num diálogo entre a Sociologia da Infância e a Educação Social, atenta-se à participação de um grupo social tendencialmente invisibilizado quando se discute o acolhimento residencial a partir da discussão da sua agência social e não como sujeitos intervencionados. Consideramos as crianças e jovens sujeitos sociais e políticos, com direito à participação e pretende-se que a investigação desenvolvida seja um reflexo deste pressuposto epistemológico, teórico, metodológico e ético. Ao reconhecer que são especialistas nos assuntos que lhes dizem respeito, pretende-se caracterizar as suas experiências, pessoais e coletivas, pontos de vista, opiniões e vivências, sobre a Casa de Acolhimento situada na zona centro de Portugal, onde vivem. Através de uma investigação qualitativa e do formato do estudo de caso, pretende-se compreender, no decorrer de 5 meses – de novembro de 2021 a abril de 2022 -, um espaço-tempo da Casa de Acolhimento, a assembleia. A partir da análise de conteúdo às notas de terreno que advém da observação, dos oito grupos de discussão com as crianças e jovens e duas entrevistas, uma de diagnóstico à Diretora Técnica da CA e outra exploratória, realizada a uma ex-residente, caracteriza-se: a opinião das crianças e jovens sobre a assembleia e os “modos” como praticam as suas oportunidades de participação e agência naquele espaço-tempo. Serão ainda abordados tópicos relativos à organização do quotidiano e do funcionamento da Casa. Conclui-se que o espaço da assembleia é relevante no panorama do acolhimento residencial em Portugal e que crianças e jovens identificam aspetos positivos e negativos, sobre o mesmo; os procedimentos participativos são passíveis de serem melhorados, a partir dos contributos dos seus principais sujeitos e das experiências acumuladas em diferentes lugares e contextos; as crianças e jovens são capazes de identificar problemas e propôr soluções razoáveis, adaptando e reformulando propostas, conforme as opiniões de outros colegas e normas que consideram acertadas e ainda, que os níveis de partipação devem ser aprofundados para que o seu exercício não passe apenas por emitir opiniões mas que estas sejam ouvidas e “sirvam para alguma coisa”.
ABSTRACT The following research was carried out within the scope of the master’s in social education and Community Intervention and aimed to look at residential care from the perspective of children and young people. In a strict dialogue between the disciplines of Sociology of Childhood and Social Education, attention is paid to the participation of a social group that tends to be disregarded when discussing residential care based on the debate of its social agency and not as intervened subjects. Considering children and young people social and political subjects, with the right to participate, it is intended that the developed research reflects this epistemological, theoretical, methodological, and ethical assumption. Recognizing children’s expertise in matters close to them, it is intended to characterize their personal and collective experiences, their points of view, their opinions and experiences, among others, regarding the foster home located in the central area of Portugal, where they live. Through a qualitative investigation and the format of the present case study, it is planned to understand, during 5 months - from November 2021 to April 2022 -, a space-time of the foster home, the assembly. From the content analysis to the field notes from observations, eight discussion groups with the children/young people, two interviews – a diagnostic one with the Technical Director and another one with a former resident – it is intended to describe: the children’s and young people’s opinion about the assembly and the “ways” in which they practice their opportunities for participation and agency in that space-time. Topics related to the daily organization and functioning of the house will also be addressed. As conclusions, the space of the assembly is considered relevant in the residential care scene in Portugal and that children and young people identify positive and negative aspects about it; based on the contributions of its main subjects and the accumulated experiences in different places and contexts, the participation process of the children and young people are likely to be improved; children and young people are capable of identifying problems and create reasonable solutions; the participation levels and procedure must be intensified/strengthened in order to assure that they have a significant impact in the organization.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária

Keywords

Acolhimento residencial Direitos de participação Participação Crianças Direitos das crianças Residential care Participation Child’s rights Assembly Quotidian Childhood public policy

Citation

Correia, M. A. C. (2022). Participação das crianças e jovens numa casa de acolhimento: o caso da assembleia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15807

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue