Repository logo
 
Publication

As influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: estudo exploratório

dc.contributor.advisorBagulho, Joana Salvador
dc.contributor.authorRibeiro, Joana de Lurdes Moutinho
dc.date.accessioned2021-09-14T16:10:53Z
dc.date.available2021-09-14T16:10:53Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira engloba a prática pedagógica e a segunda reúne todas as informações referentes ao projeto de investigação. Este trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Na primeira parte são descritas todas as informações referentes ao Estágio de Ensino Especializado realizado pela mestranda, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), durante o ano letivo de 2019/2020. O referido estágio teve a orientação conjunta da docente orientadora, Carolina Coimbra, e da professora cooperante/titular, Ana Paula Miranda. Além disso, participaram, também, quatro alunas da classe de harpa da AMVP. A modalidade praticada foi a Mista, em Observação nos primeiro e terceiro períodos, e em Exercício, no segundo período. Para cada aula observada ou lecionada, a professora estagiária preencheu Planos de Aula ou Fichas de Observação. Foram, igualmente, criados Planos Anuais para cada aluna. As principais reflexões obtiveram-se através da observação direta, efetuada às estudantes que participaram no estágio, e das práticas educativas promovidas pelas docentes. Por outro lado, com base nas aulas ministradas, foi ainda possível refletir sobre algumas metodologias de ensino. Por fim, este documento demonstra como a aprendizagem é contínua, tanto para os alunos, como para os professores.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - A segunda parte deste trabalho apresenta o projeto de investigação que consistiu num estudo exploratório sobre as influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical. Pretendeu-se alcançar uma primeira compreensão deste tema, dentro da área da música, de forma a incentivar a realização de estudos futuros. Tendo em conta que existem poucos estudos que exploram este tema, provavelmente pelo tabu que o rodeia, é exposta uma revisão bibliográfica baseada em fontes nas áreas da saúde e do desporto, seguida de uma investigação de caráter misto, com métodos qualitativos (Entrevistas) e métodos quantitativos (Fichas de Caraterização e Relatórios Individuais). Para responder à primeira pergunta de investigação: “Quais os pontos de vista de 30 estudantes de música relativamente à influência do ciclo menstrual no estudo e performance musical?”; foram realizadas entrevistas a 30 estudantes de música, com cerca de 10 anos de prática na área. Por outro lado, os relatórios individuais tiveram como finalidade o registo das Experiências de Fluxo, de 17 estudantes de música, num intervalo de dois meses, de forma a testar a hipótese que as experiências de fluxo destas mulheres podem estar comprometidas na Fase Lútea Final (FLF) ou na Fase Folicular Inicial (FFI) e, ainda, conseguir responder à segunda pergunta de investigação: “De que maneira as fases do ciclo menstrual afetam as experiências de fluxo de 17 estudantes de música?”.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - This final report presents the research project carried out for a Master’s degree in Music Teaching from Escola Superior de Música de Lisboa. It is divided into two separated parts: the first one is related to the pedagogical practice, and the second one gathers and presents all necessary data concerning the research project. The first part presents the required information regarding the trainee’s Specialized Education Internship at Academia de Musica de Vilar do Paraíso (AMVP), throughout the school year 2019/2020. The internship at AMVP was supervised by both the cooperative teacher/full-time teacher, Ana Paula Miranda, and the supervising teacher, Carolina Coimbra. Besides, four students of the Harp Class of AMVP have also partaken in the research project. The method comprised a Mixed internship modality: Observation (during the first and the third school terms); and Exercise (in the second one). Lesson Plans or Observation Forms had to be filled and presented for each class observed/taught. In addition, those four students had an Annual Individual Programme planned for each one of them. The main conclusions were acquired through direct observation of those students who have participated in the internship, and while observing the two teachers’ pedagogical practices in the classroom. On the other hand, further conclusions were also gathered throughout the trainee’s experience as an internship teacher. Lastly, this document concludes that learning is a lifelong process for both students and teachers.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - The second part of this document presents the investigation project that consisted in an exploratory study about the influences of the menstrual cycle in musical study and performance.The research focused firstly on a preliminary understanding about the topic, within the area of Music, so that it could become matter of interest for future studies. Considering the lack of studies that explore this theme, probably because of the taboo that surrounds it, it is presented a bibliography review, which was supported by health and sports scientific articles, followed by a mixed methods research that combines qualitative methods (Interview) and quantitative methods (Characterization Sheets and Individual Reports). To answer the first research question: "What are the views of 30 music students regarding the influence of the menstrual cycle on study and musical performance?"; interviews were conducted with 30 music students, with about 10 years of practice in the area. On the other hand, the individual reports were intended to record the Flow Experiences, of 17 music students, in an interval of two months, in order to test the hypothesis that the flow experiences of these women may be compromised in the Final Luteal Phase ( FLF) or in the Initial Follicular Phase (FFI) and still be able to answer the second research question: “How do the phases of the menstrual cycle affect the flow experiences of 17 music students?”.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202658546
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13712
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCiclo menstrualpt_PT
dc.subjectPrática de músicapt_PT
dc.subjectExperiências de fluxopt_PT
dc.subjectExperience sampling method (ESM)pt_PT
dc.subjectMenstrual cyclept_PT
dc.subjectMusic practicept_PT
dc.subjectFlow experiencespt_PT
dc.titleAs influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleAs influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: estudo exploratóriopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Estagio - Joana Ribeiro final.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format