Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A diabolização dos territórios da pobreza: estratégias de distinção e enfrentamento identitário da estigmatização residencial

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A benevolência das políticas públicas com que nos últimos anos se procurou resolver as carências habitacionais mais extremas e, simultaneamente, promover a condição social das camadas pobres da população urbana, tem sido confrontada pelo menos com um efeito adverso e largamente imprevisto. Contra a expectativa dos próprios realojados que esperavam que as novas habitações, conformes com padrões de urbanidade socialmente aceitáveis, os libertassem da desvalorização simbólica do habitat degradado, muitos bairros sociais estão-se a transformar em lugares de condenação social e de exclusão, cada vez mais associados à violência e ao crime. Assinalados pelas designações burocráticas das agências oficiais como “problemáticos”, “críticos” ou “sensíveis”; cercados pelas operações de repressão policial, que os classificam em rankings segundo a sua perigosidade; expostos pelos media, que dramatizam a importância de acontecimentos muitas vezes excecionais, estes bairros passam por processos descontrolados e dificilmente estancáveis de estigmatização territorial. Para a maioria dos moradores, que individualmente já têm que lidar com a anomalia de, numa sociedade de abundância, serem incapazes de suprir as suas necessidades materiais, junta-se agora o reflexo estatutário destas imputações externas e das formas coletivas de identificação que a todos associam negativamente. Pegando no trabalho de campo realizado em dois bairros de realojamento da AML e nos dados mais extensivos resultantes do acompanhamento de seis processos PER, pretendo, em primeiro lugar, analisar as condições contemporâneas em que ocorrem os processos de estigmatização dos novos espaços, para, de seguida, me debruçar sobre os efeitos internos aos bairros, no distanciamento e na diferenciação que se instalam nas relações entre os moradores. O significado que estes processos e comportamentos têm para os projetos e as identidades dos conjuntos sociais estão na primeira linha de análise, mas dá-se particular relevo às estratégias que neste contexto são seguidas por uma franja de moradores empenhados em iniciar ou consolidar percursos de mobilidade social, acompanhados ou não de deslocalização residencial.

Description

Keywords

Estigmatização Identidades residenciais Pobreza

Citation

Cavaleiro Rodrigues, J. (2009, set, 9-11). A diabolização dos territórios da pobreza: estratégias de distinção e enfrentamento identitário da estigmatização residencial. Comunicação apresentada no IV Congresso da APA: “Classificar o Mundo”, ICS e ISCTE, Lisboa, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

APA - Associação Portuguesa de Antropologia