Repository logo
 
Publication

A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorBernardes, Ana Rita Amaro Costa
dc.date.accessioned2019-06-12T10:49:33Z
dc.date.available2019-06-12T10:49:33Z
dc.date.issued2019-05-09
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim de infância, acompanhando um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, desde outubro até ao final de janeiro. A concretização do presente documento visa ilustrar todo o percurso desenvolvido, analisando a minha prática pedagógica numa perspetiva refletida e auto avaliativa. No decorrer da ação, com base na observação das crianças e do seu contexto, surge a necessidade de aprofundar a problemática na qual se centra o presente documento intitulado de “Organização do espaço: estratégias para a participação das crianças”. Baseada numa abordagem qualitativa, tendo por base um referencial teórico que norteou a minha ação, a concretização da investigação-ação surge da necessidade de identificar as escolhas das crianças e adequar estratégias potenciadoras do envolvimento e participação das crianças na organização do espaço. As conclusões da investigação demonstram que a organização do espaço deve ser pensada em função do grupo de crianças, tendo em consideração os seus interesses e características, refletindo a intencionalidade do educador. Deve ser um espaço promotor de escolhas, permitindo um vasto leque de experiências e aprendizagens. Evidenciam, ainda, a importância de envolver as crianças na sua organização contribuindo para o seu processo de autonomia e independência. Nesse sentido, as conclusões consciencializam para a importância da organização do espaço como suporte na ação do educador no desenvolvimento curricular.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report arises from the Professional Prátice Supervised (Module II) conducted in a nursery, with a group of 25 children between the ages of 4 and 6 years, spanning the period of october until the end of january. The aim of this repor this to make a description of the whole process, while analysing the tactics used and my own pedagogic practices with a self-reflective and self-critical outlook. Resorting to the observation of children and their surroundings, emerged the need to further address the thematic in wich this paper, entitled “Organization of space: strategies which will enhance the participation of children.” Using a qualitative approach and having as a basis a theoretical framework which guided my educational tactics, the project centres on the necessity of to identify the choises of children and adapt strategies wich will enhance the envolvement and participation of children in the organization of space. The research shows that the organization of the space should be thought in function of the group of children, taking into account their interests and characteristics, reflecting the intention of the educator. The space should promote Should promotechildren choices, allowing a wide range of experiences and learnings. Highlight the importance of involving children in your organization contributing to the process of their autonomy and independence. For this reason, the conclusions evidence to the importance of space organization as support of the educator action in curriculum development.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBernardes, A. R. A. (2019). A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10144pt_PT
dc.identifier.tid202248143
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOrganização do espaçopt_PT
dc.subjectEscolhaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectOrganization of spacept_PT
dc.subjectChoicespt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectRole of the educatorpt_PT
dc.titleA organização do espaço: estratégias para a participação das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_ Ana Bernardes.pdf
Size:
522.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_ Ana Bernardes_ANEXOS.pdf
Size:
833.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: