Repository logo
 
Publication

Manuais escolares: textos e compreensao na leitura

dc.contributor.authorPereira, Teresa Costa
dc.contributor.authorHenriques, Gonçalo
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.date.accessioned2020-07-24T11:14:43Z
dc.date.available2020-07-24T11:14:43Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, T. P., Henriques, G., Sousa, O, (2020) Manuais escolares: textos e compreensao na leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (87-110) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12083
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.titleManuais escolares: textos e compreensao na leiturapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
person.familyNameSousa
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Manuais escolaresInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
559.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format