dc.contributor.author | Pereira, Teresa Costa | |
dc.contributor.author | Henriques, Gonçalo | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T11:14:43Z | |
dc.date.available | 2020-07-24T11:14:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Os manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, T. P., Henriques, G., Sousa, O, (2020) Manuais escolares: textos e compreensao na leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (87-110) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12083 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Manuais escolares | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Manuais escolares: textos e compreensao na leitura | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 110 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Otília | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Manuais escolaresInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 559.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format