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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Será que a tecnologia nos pode fornecer respostas para as crescentes exigências
das empresas no futuro? No actual ambiente cada vez mais competitivo, as empresas
são pressionadas a conseguir novos níveis de eficiência e rentabilidade. A Internet e
as ferramentas facilitadoras de comunicação a si associadas, vieram potenciar um
novo nível de colectivo, nunca antes experimentado e que parece oferecer resposta a vários desafios de competitividade empresarial.
O presente trabalho pretende perceber, identificar e delimitar conceitos como o da
inteligência colectiva e ferramentas como o crowdsourcing, investigando ao mesmo
tempo o seu impacto no seio das empresas. Partimos de casos de sucesso
internacionais e tentamos perceber o que leva as empresas nacionais a procurar uma
plataforma de crowdsourcing, qual a experiência durante a utilização e quais as
consequências da mesma. É também particularmente no contexto português que este estudo se debruça investigando a única plataforma de crowdsourcing nacional à data
de início deste estudo – O Idea Hunting.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing
Keywords
Empresas Plano estratégico Inteligência colectiva Crowdsourcing
Citation
Sousa, Marta Moreira Cardoso e - As razões e implicações das empresas nacionais na escolha de modelos de inteligência colectiva como o crowdsourcing: o caso idea hunting. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.