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A construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade - O Caso Nike

dc.contributor.advisorVeríssimo, Jorge Domingos Carapinhapt_PT
dc.contributor.authorViegas, Mariana Cruz Diniz de Andrade
dc.date.accessioned2022-02-03T16:28:01Z
dc.date.available2022-02-03T16:28:01Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação tem como principal objetivo compreender como as marcas divulgam certas questões sociais nos seus discursos publicitários, e quais as ferramentas mais utilizadas. Em particular, procuramos perceber de que forma a publicidade e as marcas desportivas se têm aliado para a representação da mulher no desporto e quais ferramentas do discurso publicitário a que recorrem para divulgarem a mensagem aos consumidores. Para esta análise, foi selecionada a marca Nike como caso de estudo, e foram analisadas 5 campanhas da marca, lançadas entre os anos de 2017 e 2020. A escolha da Nike prendeu-se não só pelo facto de ser uma marca renome no mercado desportivo, mas também devido à forte aposta fazem em publicidade. Procuramos, ainda, identificar quais os apelos que, na opinião do público, a marca recorre para o desenvolvimento das suas campanhas e, por fim, compreender se reflete de forma positiva questões presentes mais que nunca na nossa sociedade, igualdade de género e empoderamento feminino.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main objective of this investigation is to understand how brands disclose certain social issues in their advertising speeches, and which tools are most used. In particular, we seek to understand how advertising and sports brands have joined forces to represent women in sport and which advertising discourse tools they use to spread the message to consumers. For this analysis, the Nike brand was selected as a case study, and 5 brand campaigns, launched between 2017 and 2020, were analyzed. Nike was chosen not only because it is a renowned brand in the sports market. but also due to the strong bet they make on advertising. We also seek to identify which appeals, in the public's opinion, the brand uses for the development of its campaigns and, finally, to understand if it reflects in a positive way issues present more than ever in our society, gender equality and female empowerment.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAndrade, M.C.D. (2021). A construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: A igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade - o caso Nike. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14248pt_PT
dc.identifier.tid202887278pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14248
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectIgualdade de géneropt_PT
dc.subjectEmpoderamento femininopt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectNikept_PT
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectGender equalityen
dc.subjectWomens’s empowermenten
dc.subjectSportsen
dc.titleA construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade - O Caso Nikept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade - O Caso Nikept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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Dissertação- A construçao do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais_12149_MarianaViegas (1).pdf
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