Repository logo
 
Publication

Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros

dc.contributor.advisorRijo, Cátiapt_PT
dc.contributor.authorViola, Sílvia da Conceição Ferreira
dc.date.accessioned2018-04-16T11:00:27Z
dc.date.available2018-04-16T11:00:27Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticaspt_PT
dc.description.abstractA problemática que se investiga surge a partir de um contexto social pertinente e justificativo para um estudo de âmbito educacional a ser trabalhado de forma empírica com caráter científico. Inserido num processo educativo e artístico na vila de Alhos Vedros, aplicando conjuntamente a metodologia quantitativa e qualitativa em relação às questões da investigação. Numa primeira fase diagnosticou-se a problemática existente em Alhos Vedros no que concerne ao desenvolvimento da vila, recolheu-se informação sobre a mesma e sobre os seus lugares de interesse patrimonial e projetou-se o Roteiro artístico-cultural - Lugares da memória. Posteriormente, numa segunda fase, envolveu-se a população alhosvedrense, encontraram-se apoios logísticos e artistas participantes para a apresentação do projeto artístico-cultural durante um fim de semana. No decorrer da apresentação recolheram-se dados através de um questionário aplicado aos participantes e com a pretensão de os inquirir para se poder dar respostas às questões orientadoras e objetivos formulados ou de maneira a validar os mesmos. Concluiu-se respondendo afirmativamente a todas as questões orientadoras, devido aos resultados indicarem que a população considerou o projeto artístico-cultural bastante positivo e manifestou a vontade de continuidade do mesmo. Validaram-se as hipóteses referentes à arte pública enquanto facilitadora de identidade cultural, tal como as do seu valor e contributo para o fortalecimento da população à sua localidade. Acredita-se que o Roteiro artístico-cultural- Lugares da memória foi significativo para população sendo eficaz e proporcionando momentos de educação artística e de interação entre a população, o projeto artístico-cultural e os dois em simultâneo em contexto não formal.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The issue, which is researched, arises from a relevant and justified social environment regarding an educational study to be worked empirically with a scientific imprint. Forming part of an educational and artistic process in Alhos Vedros, applying jointly to quantitative and qualitative methodology regarding research issues. Firstly it was diagnosed the existing issues in Alhos Vedros in what concerns the development of the village, it was collected information about this village and its places of heritage value and it was designed the artistic and cultural itinerary-Places of memory. Later, in a second phase, the population from Alhos Vedros was involved, they were found logistical support and participating artists for the presentation of the artistic-cultural project during a weekend. In the course of the presentation, it was collected some data through a survey applied to participants and with the objective of inquiring them in order to be able to answer to key headlines and objectives previously drafted or in order to confirm them. It was concluded that all the guiding questions were answered in the affirmative, because the results indicated that the population considered the artistic and cultural project quite positive and stated the wish to continue. The premises concerning the public art as a facilitator of cultural identity were confirmed, such as its value and contribution to the establishment of the population to their home place. We believe that the artistic and cultural itinerary - Places of the memory was significant for the population, being effective and providing moments of artistic education and interaction between the population, the artistic and cultural project and the two, at the same time, in a non-formal context.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201845024
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8404
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade culturalpt_PT
dc.subjectPatrimóniopt_PT
dc.subjectArte públicapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectHeritageen
dc.subjectPublic arten
dc.subjectArtistic educationen
dc.titleLugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedrospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto mestrado Sílvia Viola 2015500.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: