Repository logo
 
Publication

O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens

dc.contributor.authorCenteno, Maria João
dc.date.accessioned2024-02-12T09:44:57Z
dc.date.available2024-02-12T09:44:57Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO Museu da Paisagem, museu com sede digital dedicado à paisagem, e o seu Serviço Educativo têm desenvolvido um conjunto de atividades de leitura e exploração de paisagens com as comunidades dos territórios. As atividades desenvolvidas não se circunscrevem aos métodos expositivos e à contemplação do olhar, promovem antes uma leitura atenta e participada, propondo o encontro das comunidades com as paisagens que habitam. Fundamental à mediação entre as organizações culturais em geral, e o Museu da Paisagem em particular, e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos devem proporcionar relações de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas. As organizações promovem o diálogo quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e proporcionam redes de relações e espaços simbólicos partilhados. Um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações e também do Museu da Paisagem tem sido a valorização da educação ou formação dos públicos, atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam. No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Para tal, o Museu da Paisagem tem vindo a propor que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação. Neste artigo, pretendemos apresentar o Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação do território. A partir de uma reflexão sobre como comunicar a paisagem a públicos não especializados, sobre as estratégias de consciencialização e promoção de atitudes cidadãs ambientalmente despertas e ativas e, nesse quadro, sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, o Museu da Paisagem, em conjunto com uma equipa de investigação de professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social e da Escola Superior de Educação de Lisboa do Politécnico de Lisboa, elaborou um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui um Guia de Exploração da Paisagem e atividades acompanhadas de monofolhas e tutoriais multimédia. Neste programa educativo, são propostas atividades criativas/lúdicas que, a partir da perceção da paisagem “a partir de dentro”, em situação de imersão, potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCenteno, M.J. (2022). O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens. In A. Semedo & H. Pinto (eds.). Educação patrimonial em ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios (pp. 33-56).Caleidoscopio. https://doi.org/10.30618/978-989-658-785-7pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30618/978-989-658-785-7pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-658-785-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17097
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCaleidoscópiopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://citcem.org/publicacoes/educacao-patrimonial-em-acao-tecendo-relacoes-entre-museus-escolas-e-territorios/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMuseu da Paisagempt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectServiços educativospt_PT
dc.titleO Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagenspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleEducação patrimonial em ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territóriospt_PT
person.familyNameAnastácio Centeno
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idB217-89A5-0F6F
person.identifier.orcid0000-0003-4963-3119
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
METADADOS-O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens.pdf
Size:
323.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: