Publication
O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens
dc.contributor.author | Centeno, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2024-02-12T09:44:57Z | |
dc.date.available | 2024-02-12T09:44:57Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O Museu da Paisagem, museu com sede digital dedicado à paisagem, e o seu Serviço Educativo têm desenvolvido um conjunto de atividades de leitura e exploração de paisagens com as comunidades dos territórios. As atividades desenvolvidas não se circunscrevem aos métodos expositivos e à contemplação do olhar, promovem antes uma leitura atenta e participada, propondo o encontro das comunidades com as paisagens que habitam. Fundamental à mediação entre as organizações culturais em geral, e o Museu da Paisagem em particular, e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos devem proporcionar relações de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas. As organizações promovem o diálogo quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e proporcionam redes de relações e espaços simbólicos partilhados. Um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações e também do Museu da Paisagem tem sido a valorização da educação ou formação dos públicos, atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam. No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Para tal, o Museu da Paisagem tem vindo a propor que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação. Neste artigo, pretendemos apresentar o Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação do território. A partir de uma reflexão sobre como comunicar a paisagem a públicos não especializados, sobre as estratégias de consciencialização e promoção de atitudes cidadãs ambientalmente despertas e ativas e, nesse quadro, sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, o Museu da Paisagem, em conjunto com uma equipa de investigação de professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social e da Escola Superior de Educação de Lisboa do Politécnico de Lisboa, elaborou um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui um Guia de Exploração da Paisagem e atividades acompanhadas de monofolhas e tutoriais multimédia. Neste programa educativo, são propostas atividades criativas/lúdicas que, a partir da perceção da paisagem “a partir de dentro”, em situação de imersão, potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Centeno, M.J. (2022). O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens. In A. Semedo & H. Pinto (eds.). Educação patrimonial em ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios (pp. 33-56).Caleidoscopio. https://doi.org/10.30618/978-989-658-785-7 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.30618/978-989-658-785-7 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-658-785-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17097 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Caleidoscópio | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://citcem.org/publicacoes/educacao-patrimonial-em-acao-tecendo-relacoes-entre-museus-escolas-e-territorios/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Museu da Paisagem | pt_PT |
dc.subject | Mediação | pt_PT |
dc.subject | Serviços educativos | pt_PT |
dc.title | O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 56 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação patrimonial em ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios | pt_PT |
person.familyName | Anastácio Centeno | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | B217-89A5-0F6F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4963-3119 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- METADADOS-O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens.pdf
- Size:
- 323.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: