Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O Museu da Paisagem, museu com sede digital dedicado à paisagem, e o seu Serviço Educativo têm desenvolvido um conjunto de atividades de leitura e exploração de paisagens com as comunidades dos territórios. As atividades desenvolvidas não se circunscrevem aos métodos expositivos e à contemplação do olhar, promovem antes uma leitura atenta e participada, propondo o encontro das comunidades com as paisagens que habitam. Fundamental à mediação entre as organizações culturais em geral, e o Museu da Paisagem em particular, e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos devem proporcionar relações de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas. As organizações promovem o diálogo quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e proporcionam redes de relações e espaços simbólicos partilhados. Um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações e também do Museu da Paisagem tem sido a valorização da educação ou formação dos públicos, atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam. No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Para tal, o Museu da Paisagem tem vindo a propor que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação. Neste artigo, pretendemos apresentar o Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação do território. A partir de uma reflexão sobre como comunicar a paisagem a públicos não especializados, sobre as estratégias de consciencialização e promoção de atitudes cidadãs ambientalmente despertas e ativas e, nesse quadro, sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, o Museu da Paisagem, em conjunto com uma equipa de investigação de professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social e da Escola Superior de Educação de Lisboa do Politécnico de Lisboa, elaborou um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui um Guia de Exploração da Paisagem e atividades acompanhadas de monofolhas e tutoriais multimédia. Neste programa educativo, são propostas atividades criativas/lúdicas que, a partir da perceção da paisagem “a partir de dentro”, em situação de imersão, potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto.

Description

Keywords

Museu da Paisagem Mediação Serviços educativos

Citation

Centeno, M.J. (2022). O Museu da Paisagem e a proposta de um kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens. In A. Semedo & H. Pinto (eds.). Educação patrimonial em ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios (pp. 33-56).Caleidoscopio. https://doi.org/10.30618/978-989-658-785-7

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue