Repository logo
 
Publication

Os novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizações

dc.contributor.authorMarujo, Nelson António Martins Gonçalves
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2017-12-20T11:26:33Z
dc.date.available2017-12-20T11:26:33Z
dc.date.issued2016-01
dc.descriptionArtigo baseado na comunicação proferida no VI Conferência em Investigação e Intervenção em RH: Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no séc. XXI: tendências, estratégias e práticas, realizado na Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 18-19 de fevereiro de 2016pt_PT
dc.description.abstractAtualmente, regista-se uma maior consciência a nível económico, social e ambiental, através das práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Procurando excelência, adotam comportamentos coerentes e transparentes na criação de valor, para si e para com todos aqueles com quem se relacionam. Consequentemente, a comunicação assume um papel importante nesta relação, uma vez que potencia vantagens competitivas, às organizações que fomentem aquelas práticas, melhorando o seu posicionamento, imagem e reputação (Orlitzky et al., 2003). No entanto, as organizações de hoje, não têm garantias que os seus stakeholders, recebam, aceitem ou percecionem os seus atos comunicativos de acordo com o esperado. Têm de ter em conta os aspetos relacionais, os contextos, as condicionantes internas e externas, bem como a complexidade de todo o processo comunicativo. Kunsch (2014) propõe uma reflexão sobre a comunicação nas organizações no sentido mais amplo lançando o repto de que se analise o papel das organizações no contexto da sociedade actual, nas suas transformações, implicações e novas exigências. Através da comunicação daquelas práticas nos diferentes stakeholders o impacto é grande. Por sua vez, a boa imagem criada através da RSE e Ambiental permite uma melhor gestão em caso de crise, uma vez que a sociedade poderá aguardar por explicações antes de julgar, enquanto os colaboradores orgulhar-se-ão da empresa, empenhando-se mais e transmitindo uma imagem positiva para o exterior (Carlesso e Riffel, 2012; Leite e Rebelo,2010). Por sua vez, os colaboradores devem ser mobilizados, pois espera-se que valorizem e atuem como embaixadores da organização (APCE, 2011). Seguindo as recomendações da literatura da especialidade, o presente estudo tem como principal objetivo efetuar uma reflexão teórica sobre a importância crescente que a comunicação das políticas de RSE e Sustentabilidade assume para a dinâmica e eficácia empresarial, assumindo-se que as organizações devem informar e integrar uma política de diálogo e transparência, para que o tema seja absorvido por todos, ao mesmo tempo que contribui para um aumento da sua credibilidade organizacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARUJO, Nelson; MIRANDA, Sandra - Os novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizações. “Atas da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos”. [S.l.]. ISSN 2183-2455. n. 6 (jan. 2016)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2277pt_PT
dc.identifier.issn2183-2455
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7739
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://parc.ipp.pt/index.php/iirh/article/view/2277pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectStakeholderspt_PT
dc.titleOs novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizaçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleAtas da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanospt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Os novos desafios da Comunicação - conferencia intervençao RH.pdf
Size:
302.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections