Repository logo
 
Publication

Como se manifestam as interações entre pares na área da casinha?

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorVilhena, Ana Rita Pires
dc.date.accessioned2021-02-12T10:34:40Z
dc.date.available2021-02-12T10:34:40Z
dc.date.issued2020-05-21
dc.descriptionRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de pré-escolar. Este documento tem como objetivo a realização de uma análise crítica e reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, durante o estágio, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. No decorrer da ação, fui observando que as interações entre pares, com a idade, são mais complexas e que as crianças, quando escolhem a área da casinha, recorrem com grande frequência à presença do outro. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, para compreender como se manifestam as interações entre pares na área da casinha. Os objetivos definidos para a investigação foram: i) Caracterizar as interações entre pares na área da casinha; (ii) Reconhecer como é que a área da casinha influencia as interações entre pares; (iii) Identificar estratégias que potenciam as interações entre pares na área da casinha. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação, às conversas informais com a equipa educativa, à entrevista realizada à educadora cooperante, à consulta documental e aos registos escritos efetuados. Os resultados do estudo indicam que as crianças da sala onde estive inserida, quando escolhem a área da casinha, desenvolvem maioritariamente brincadeiras em grupo, sendo que recriam situações do seu quotidiano e recorrem aos objetos para as representarem. Nestes momentos são observados comportamentos pró-sociais e antissociais, porém, os comportamentos mais evidenciados são os pró-socias, essencialmente, os comportamentos de cooperação. Para além disto, verificou-se que a organização da área da casinha tem uma grande influência nas interações entre pares e que o adulto tem um papel fundamental para potenciar essas interações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report appears in the context of Supervised Professional Practice II, within the scope of pre-school. This document aims to carry out a critical and reflective analysis of all the work developed, during the internship, with a group of children between the ages of 2 and 5 years old. In the course of the action, I observed that the complexity of the interactions between peers increase with age. Furthermore, when children choose the play house area, they seek the presence of other child with great frequency. Thus, a qualitative case study was developed to understand how interactions between peers manifest in the play house area. The investigation goals were: i) To characterize the interactions between peers in the play house area; (ii) Recognize how the play house area influences interactions between peers; (iii) Identify strategies that enhance interactions between peers in the play house area. The data collection were made thru observation, informal conversations with the educational team, an interview with the cooperating educator, documentary consultation and written records. The study results indicate that mostly children, in the room where I was inserted, play collectively, when they choose the play house area. They recreate everyday situations and use objects to represent that. In these moments, we observed pro-social and antisocial behaviors, however, the most evident patterns are the pro-social behaviors, essentially, the cooperative behaviors. In addition, it was found that the organization of the play house area has a great influence on interactions between peers and the adult has a fundamental role to enhance these interactions.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVilhena, A. R. P. (2019). Como se manifestam as interações entre pares na área da casinha? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12830pt_PT
dc.identifier.tid202628302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12830
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComportamentos pró-sociaispt_PT
dc.subjectPapel do adultopt_PT
dc.subjectComportamentos antissociaispt_PT
dc.subjectInterações entre parespt_PT
dc.subjectÁrea da casinhapt_PT
dc.subjectPeer interactionspt_PT
dc.subjectPlay house areapt_PT
dc.subjectPro-social behaviorspt_PT
dc.subjectAntisocial behaviorspt_PT
dc.subjectAdult rolept_PT
dc.titleComo se manifestam as interações entre pares na área da casinha?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Rita_Vilhena_2018059_RelatórioPPSII.pdf
Size:
814.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format