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- Viabilidade económica e energética da inclusão de fontes de energia solar fotovoltaica como resposta ao consumo energético da freguesia de BarcarenaPublication . Simões, Fábio Luis Félix; Viveiros, Carla Solange Pires Correia; Barata, Filipe André de Sousa FigueiraEsta tese incide sobre um estudo de viabilidade económica e energética de implementação de fontes de energia renovável na freguesia de Barcarena, de forma a sustentar o consumo de energia elétrica, tendo em conta os avanços tecnológicos e o aumento populacional previsto [1]. São analisados os consumos de energia elétrica da freguesia em estudo, bem como a distribuição dos vários tipos de produção de energia elétrica que respondem aos consumos registados. Desta forma, é possível analisar não só a implementação como a substituição de uma produção com origem nos combustíveis fósseis por uma produção com origem nas fontes de energia renovável. É desenvolvido um estudo de viabilidade económica e energética, tendo por base os dados referentes não só ao consumo e produção energética da freguesia, como também ao potencial energético da área em estudo no que diz respeito à produção de energia solar. É analisada a influência económica e energética da implementação das fontes de energia solar fotovoltaica na freguesia de Barcarena por intermédio de alguns casos estudo, com vista ao cumprimento das metas definidas pelo conselho de Oeiras no que diz respeito ao Plano de Ação Energia Sustentável para Oeiras (PAESO) [2].
- Educação de infância e estratégias de integração, numa sala de 3 AnosPublication . Mendes, Catarina Leal; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, com o objetivo de refletir acerca da intervenção realizada num determinado contexto. Desta forma, pretende-se evidenciar as aprendizagens adquiridas e as intenções definidas e aplicadas, em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 14 crianças de 3 anos de idade. No decorrer da minha prática, surgiu a investigação intitulada Educação de Infância e Estratégias de Integração, numa sala de 3 Anos, devido à necessidade de adotar uma prática educativa que responda à diversidade sociocultural, presente no grupo de crianças, respeitando os direitos sociais e culturais de cada uma e assegurando a integração das mesmas no grupo. Para tal, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, baseada num estudo de caso, uma vez que este se centra numa situação específica de um contexto particular. Através deste, pretende-se compreender o valor que os progenitores dão ao JI; identificar as práticas familiares no grupo de crianças e perspetivar estratégias promotoras da integração de todas as crianças.
- Como se manifestam as interações entre pares na área da casinha?Publication . Vilhena, Ana Rita Pires; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de pré-escolar. Este documento tem como objetivo a realização de uma análise crítica e reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, durante o estágio, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. No decorrer da ação, fui observando que as interações entre pares, com a idade, são mais complexas e que as crianças, quando escolhem a área da casinha, recorrem com grande frequência à presença do outro. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, para compreender como se manifestam as interações entre pares na área da casinha. Os objetivos definidos para a investigação foram: i) Caracterizar as interações entre pares na área da casinha; (ii) Reconhecer como é que a área da casinha influencia as interações entre pares; (iii) Identificar estratégias que potenciam as interações entre pares na área da casinha. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação, às conversas informais com a equipa educativa, à entrevista realizada à educadora cooperante, à consulta documental e aos registos escritos efetuados. Os resultados do estudo indicam que as crianças da sala onde estive inserida, quando escolhem a área da casinha, desenvolvem maioritariamente brincadeiras em grupo, sendo que recriam situações do seu quotidiano e recorrem aos objetos para as representarem. Nestes momentos são observados comportamentos pró-sociais e antissociais, porém, os comportamentos mais evidenciados são os pró-socias, essencialmente, os comportamentos de cooperação. Para além disto, verificou-se que a organização da área da casinha tem uma grande influência nas interações entre pares e que o adulto tem um papel fundamental para potenciar essas interações.
- Green synthesis of zinc oxide particles with apple-derived compounds and their application as catalysts in the transesterification of methyl benzoatesPublication . Soliman, Mohamed Mostafa Aboelhassan; Alegria, Elisabete; Da Costa Ribeiro, Ana Paula; Alves, Marta M; Saraiva, Marta S.; Montemor, M.F.; Pombeiro, ArmandoZnO nanoparticles (ZnONPs) were successfully synthesized using bravo-de-esmolfe apple extract in aqueous medium at room temperature. ZnO microparticles, prepared with a pure apple phytochemical, quercetin (ZnOq), or without phytochemicals (ZnO) were studied for comparative purposes. The re-use of apple waste for highly efficient catalyst production, based on green synthetic routes, can be added to the concept of a circular economy. The synthesized ZnO particles were characterized by X-ray diffraction (XRD), scanning electron microscopy (SEM), transmission electron microscopy (TEM), and N-2 adsorption/desorption Brunauer- Emmett-Teller (BET) theory. The XRD patterns indicated the formation of a hexagonal wurtzite phase with high purity and SEM and TEM analyses revealed the morphology of the particles. The apple extract produced spherical ZnONPs composed of round lamina-like structures, similar to the micro sized lamina-like shape of ZnOq and dissimilar to the flower-like shape of ZnO. The green synthesized ZnO nanoparticles (ZnONPs) led to a high product yield of ca. 96% within 24 h of reaction time in the transesterification reaction of different carboxylic esters.