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O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTP

dc.contributor.advisorAbreu, João Gomes dept_PT
dc.contributor.advisorTudela, Nicolaupt_PT
dc.contributor.authorMartins, João Carlos Ramalhete
dc.date.accessioned2017-03-15T13:15:15Z
dc.date.available2017-03-15T13:15:15Z
dc.date.issued2016-12-22
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractA emergente evolução tecnológica tem vindo a ditar uma desatualização dos meios, processos e técnicas de diferenciação e promoção das marcas. Contudo, através da existência de departamentos dedicados à gestão das marcas (branding) no interior das organizações, a descoberta de técnicas e estratégias inovadoras tem contribuído para inverter essa tendência. Dessa forma, também as empresas do setor audiovisual, procurando potenciar a sua rentabilidade, necessitam de controlar regularmente o seu posicionamento num mercado cada vez mais competitivo. Esta realidade tem como consequência o desencadear de processos de rebranding, essenciais no reposicionamento de uma determinada empresa. Nesse sentido a presente investigação, propõe uma análise e reflexão sobre este fenómeno, procurando contribuir para uma melhor e maior compreensão da influência dos processos de rebranding e seus resultados. Este estudo, desenvolvido num contexto real de estágio, durante um período de quatro meses e meio nas instalações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, (no Centro de Inovação e na Direção de Produção – Departamento de Grafismo), foi realizado através do cruzamento do conhecimento teórico com o conhecimento empírico, tendo como base as técnicas, as metodologias e os fluxos de trabalho que auxiliam os meios de comunicação audiovisuais no posicionamento e projeção da sua identidade visual corporativa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The emerging technological developments have been dictating the outdating of the means, processes and differentiation techniques and promotion of brands. However, through the existence of departments dedicated to the management of brands (branding) within organizations, the discovery of innovative techniques and strategies has contributed to reverse this trend. Thus, the companies in the audiovisual sector, seeking to enhance their profitability, also need to control regularly on their positioning in an increasingly competitive market. This situation results in the onset of rebranding processes, which are essential in the repositioning of a certain company. In this sense, this research proposes an analysis and reflection on this phenomenon, trying to contribute to a better and deeper understanding of the influence of the rebranding processes and its results. This study, developed in a real context internship for a period of four months and a half at RTP - Rádio Televisão de Portugal (at the Center for Innovation and Production - Department of Graphics) has been carried out by crossing the theoretical knowledge with empirical knowledge based on the techniques, methodologies and workflows that help audiovisual media in the positioning and projection of its corporate visual identity.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, João Carlos Ramalhete - O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Relatório de estágio.pt_PT
dc.identifier.tid201605708pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6860
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.subjectAudiovisual e multimediapt_PT
dc.subjectSetor audiovisualpt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectRebrandingpt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectIdentidade corporativapt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectRTP - Rádio e Televisão de Portugalpt_PT
dc.subjectAudiovisual and multimediaen
dc.subjectAudiovisual industryen
dc.subjectBrandsen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectCorporate identityen
dc.subjectGraphic designen
dc.titleO processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTPpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

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