Repository logo
 
Publication

O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB

dc.contributor.advisorValente, Bianorpt_PT
dc.contributor.authorFranco, Diana Rodrigues
dc.date.accessioned2024-01-12T11:42:13Z
dc.date.available2024-01-12T11:42:13Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEBpt_PT
dc.description.abstractA atuação de leigos perante situações de acidente e emergência médica é uma realidade pouco comum em Portugal. Defende-se que a aprendizagem de Primeiros Socorros, desde cedo, aumenta a probabilidade de atuação enquanto adultos. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que efetivem a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências no âmbito do Suporte Básico de Vida em duas turmas do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, foi realizada a visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Sintra para que os alunos contactassem com vocabulário específico em contexto e por outros intervenientes que não o investigador, permitindo tomarem consciência da atuação destes em diversas situações. Numa segunda fase, foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foi realizada a intervenção pedagógica-didática, cujas dinâmicas de ensino e aprendizagem se focaram na componente teórica, com suporte em vídeo e esquemas, e na componente prática com a exemplificação do procedimento por parte da investigadora. Numa quarta fase, foi possibilitado aos alunos que praticassem os conteúdos com recurso a manequins e com feedback por parte da investigadora ou de elementos dos bombeiros, sendo depois avaliados em bancas práticas com recurso a grelha de avaliação. A última fase consistia na implementação de um questionário para verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos após a intervenção. A investigação pretendia comparar o impacto da componente prática e da duração da mesma na aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos permitem verificar que a componente prática, assim como a avaliação prática, permite aos alunos uma aprendizagem significativa e correta dos conteúdos de SBV.pt_PT
dc.description.abstractThe role of lay people in situations of accidents and medical emergencies is a rare reality in Portugal. It is argued that learning First Aid, from an early age, increases the probability of acting as adults. The present study intends to contribute to the development of strategies that effect the acquisition of knowledge, attitudes and competences in the scope of Basic Life Support in two classes of the 6th year of the 2nd Cycle of Basic Education. In a first phase, a visit to the Sintra volunteer fire station was carried out so that the students could get in touch with specific vocabulary in context and by actors other than the researcher, allowing them to become aware of their performance in different situations. In a second phase, a questionnaire was applied to verify the students' prior knowledge regarding Basic Life Support. Subsequently, a pedagogical-didactic intervention was carried out, whose teaching and learning dynamics focused on the theoretical component, supported by video and diagrams, and on the practical component with the researcher illustrating the procedure. In a fourth phase, students were allowed to practice the contents using mannequins and with feedback from the researcher or firefighters, who were then evaluated on practical benches using an evaluation grid. The last phase consisted of the implementation of a questionnaire to verify the acquisition of knowledge by the students after the intervention. The investigation intended to compare the impact of the practical component and its duration on students' learning. The results obtained allow verifying that the practical component, as well as the practical evaluation, allows students to learn meaningfully and correctly the BLS contents.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFranco, D. R. (2023). O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16871pt_PT
dc.identifier.tid203374339
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16871
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSuporte básico de vidapt_PT
dc.subjectPrimeiros socorrospt_PT
dc.subjectComponente práticapt_PT
dc.subjectAvaliação práticapt_PT
dc.subjectBasic life supportpt_PT
dc.subjectFirst aidpt_PT
dc.subjectPractical componentpt_PT
dc.subjectPractical evaluationpt_PT
dc.titleO impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio_DF_vf.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: