Repository logo
 
Publication

Modelo explicativo do comportamento da procura do transporte público no município de Cascais entre 2000 E 2022.

dc.contributor.advisorMartins, Paulo Matos
dc.contributor.authorMendes, Stephanie Lorraine Carvalho
dc.date.accessioned2024-04-13T09:36:32Z
dc.date.available2024-04-13T09:36:32Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes.pt_PT
dc.description.abstractEste documento contextualiza e descreve os principais desenvolvimentos efetuados durante os 4 meses de estágio que decorreu na empresa municipal Cascais Próxima no âmbito do TFM da autora, bem como os trabalhos de investigação subsequentes para o desenvolvimento de um modelo explicativo para a procura de transporte público rodoviário no município de Cascais. Foi aplicada uma ferramenta estatística de regressão linear múltipla com variáveis categóricas que visa identificar as variáveis explicativas que mais afetam a procura pelo transporte público em Cascais e fazer a quantificação das mesmas. Nessa pesquisa buscou-se identificar as relações de causa e efeito entre as variáveis independentes e a procura (variável dependente), além da interpretação dos coeficientes e significância de cada uma delas. A metodologia para a realização desse trabalho envolveu um período de integração na empresa, pesquisa científicas sobre como são feitas as análises estatísticas contextualizado a mobilidade dos transportes. Após essa etapa de preparação, sucedeu-se todo o processo que envolve a análise de dados, tais como recolha, organização e tratamento dos mesmos, seguida de sucessivos testes de significância a fim de atingir os melhores resultados. Os resultados obtidos na presente pesquisa são muito satisfatórios e demonstram o sucesso dos desenvolvimentos propostos. Os autores conseguiram ir bastante mais além do que as sínteses de estatísticas descritivas atuais que os dashboards do sistema de informação da empresa Cascais Próxima permitem. Claro que estes sistemas são fundamentais para o apoio corrente à operação e à tomada de decisão, mas a abordagem agora proposta permite explorar uma vertente de aprofundamento da análise que permita conhecer e quantificar mais profundamente os drivers sociais e físicos da procura de autocarros em Cascais, permitindo antever os efeitos na procura da sua variação.pt_PT
dc.description.abstractThis document contextualizes and describes the main developments achieved during the 4-month internship at the municipal company Cascais Próxima as part of the author's Master's thesis, as well as the subsequent research work for the development of an explanatory model for public bus transportation demand in the municipality of Cascais. A statistical tool of multiple linear regression with categorical variables was applied to identify the explanatory variables that most affect public transportation demand in Cascais and to quantify them. This research aimed to identify the cause-and-effect relationships between independent variables and demand (dependent variable), as well as the interpretation of the coefficients and their significance. The methodology for conducting this work involved an immersion period in the company, scientific research on how statistical analyses are conducted in the context of transportation mobility. After this preparation phase, the entire process involving data analysis, including data collection, organization, and processing, followed by successive significance tests, was carried out to achieve the best results. The results obtained in this research are highly satisfactory and demonstrate the success of the proposed developments. The authors could go much further than the current descriptive statistics summaries provided by the information system dashboards of the Cascais Próxima company. While these systems are essential for ongoing operational support and decision-making, the approach now proposed allows for a deeper analysis that enables a more profound understanding and quantification of the social and physical drivers of bus demand in Cascais, thereby anticipating the effects of its variations on demand.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMENDES, Stephanie Lorraine Carvalho - Modelo explicativo do comportamento da procura do transporte público no município de Cascais entre 2000 E 2022. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid203469348
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17312
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTransporte públicopt_PT
dc.subjectRegressão linearpt_PT
dc.subjectModelo explicativopt_PT
dc.subjectAnálise de dadospt_PT
dc.subjectCascaispt_PT
dc.subjectPublic transportation
dc.subjectLinear regression
dc.subjectExplanatory model
dc.subjectData analysis
dc.subjectCascais
dc.titleModelo explicativo do comportamento da procura do transporte público no município de Cascais entre 2000 E 2022.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
StephanieMendes_47860_MEC.pdf
Size:
12.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: