Publication
Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e eu
dc.contributor.author | Bonacho, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T10:30:43Z | |
dc.date.available | 2022-09-20T10:30:43Z | |
dc.date.issued | 2022-03-25 | |
dc.description.abstract | A consciência de uma leitura do mundo como experiência, acontecimento, questionamento constitui-se como um ato poderoso que colocamos no centro das atividades da Academia da leitura do mundo. Se saber ler é poder criar significados para as experiências acumuladas pela humanidade, ter essa competência confere sempre o poder de ampliar a visão do mundo, desenvolver a compreensão, o espírito crítico e a comunicação. Ao sermos colocados em contacto com o mundo simbólico e abstrato através da palavra codificada no espaço comunicacional, torna-se imprescindível perceber quais serão os vários processos envolvidos. A passagem de uma cultura baseada no texto impresso para uma cultura mediada por dispositivos eletrónicos implica também ter em conta uma nova moldura conceptual de literacia. Para continuar a ler e a compreender o mundo é necessário compreender as texturas narrativas mediáticas e jornalísticas que se comprometem através de uma complexidade fragmentária comunicacional. A Academia da leitura pretende dotar os jovens de autonomia suficiente para serem cidadãos conscientes e ativos, que consigam adaptar-se aos diferentes contextos dinâmicos em que estão inseridos. O trabalho de desenvolvimento de literacia mediática e transmédia que está na base da diversidade de ações não será eficaz só por ser transversal aos meios, mas porque, para observar e analisar objetos comunicacionais e informacionais específicos desafiam-se conceitos, conhecimentos e métodos diversificados, mas também específicos. Na Academia da leitura trabalha-se um conjunto de competências múltiplas, que se distinguem por permitirem uma consciência do impacto que a comunicação e o jornalismo têm em nós e na nossa relação com os outros, e pelas categorias de situações que elas permitem resolver. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bonacho, F. (2022, mar, 25-26). Academia da leitura do mundo: O jornalismo, a comunicação e eu. Comunicação apresentada no Seminário Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, ESE-IPSetúbal, Setúbal, Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14978 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/ | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/wp-content/uploads/2022/03/LivroResumosDarAsasSaber2022-errata2.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Literacia dos media | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.title | Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e eu | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.title | Seminário Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares | pt_PT |
person.familyName | Bonacho | |
person.givenName | Fernanda | |
person.identifier.ciencia-id | 1A18-3AF9-500F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5616-7665 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35179027100 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- REPOSITÓRIO DO IPL_Bonacho_setúbal.pdf
- Size:
- 299.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: