Repository logo
 
Publication

Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo

dc.contributor.authorRodrigues, Marta
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.contributor.authorSilva, Encarnação
dc.date.accessioned2021-06-15T09:51:54Z
dc.date.available2021-06-15T09:51:54Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In this text, we present a study focused on the impact of explicit and systematic teaching of the writing process and its subprocesses have in the quality of expository texts produced: planning, textualization, revision and editing, by students of 4th grade in Portugal. An intervention was developed to explicitly teach these subprocesses, applied to expository texts. The research design contemplated a diagnosis of the situation by a pre-test; a didactic intervention, aiming to implement a set of didactic sequences in which the procedural dimension of writing was the object of explicit teaching; and, finally, a post-test to evaluate the impact of intervention on the quality of texts. In conclusion, from a mixed analysis of the pre- and post-tests, we can observe there was a progression of the experimental group, regarding the internalization of the procedural dimension of writing and the quality oftexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Gonçalves, C. & Silva, E. (2020). Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo. _Calidoscópio. 18 (1): 20-46 janeiro-abril 2020, 20-46. doi: 10.4013/cld.2020.181.02pt_PT
dc.identifier.doi10.4013/cld.2020.181.02pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13448
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://run.unl.pt/bitstream/10362/111657/1/18401_60763494_1_PB.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectDimensão processual da escritapt_PT
dc.subjectTexto expositivopt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectProcedural dimension of writingpt_PT
dc.subjectExpository textpt_PT
dc.titleOs subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage20pt_PT
oaire.citation.titleCalidoscópiopt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameGonçalves
person.familyNameMártires da Silva
person.givenNameMarta
person.givenNameCarolina
person.givenNameMaria da Encarnação
person.identifier.ciencia-idAE1E-00A2-3951
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0002-4783-9781
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.orcid0000-0001-9490-7700
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication205cb0a7-01f9-41b6-b200-31fec70156e1
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication51d5048e-31b7-495c-b365-cec0a1df9d57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
18401_60763494_1_PB.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections