Publication
Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
dc.contributor.author | Rodrigues, Marta | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Carolina | |
dc.contributor.author | Silva, Encarnação | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T09:51:54Z | |
dc.date.available | 2021-06-15T09:51:54Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: In this text, we present a study focused on the impact of explicit and systematic teaching of the writing process and its subprocesses have in the quality of expository texts produced: planning, textualization, revision and editing, by students of 4th grade in Portugal. An intervention was developed to explicitly teach these subprocesses, applied to expository texts. The research design contemplated a diagnosis of the situation by a pre-test; a didactic intervention, aiming to implement a set of didactic sequences in which the procedural dimension of writing was the object of explicit teaching; and, finally, a post-test to evaluate the impact of intervention on the quality of texts. In conclusion, from a mixed analysis of the pre- and post-tests, we can observe there was a progression of the experimental group, regarding the internalization of the procedural dimension of writing and the quality oftexts. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M., Gonçalves, C. & Silva, E. (2020). Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo. _Calidoscópio. 18 (1): 20-46 janeiro-abril 2020, 20-46. doi: 10.4013/cld.2020.181.02 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.4013/cld.2020.181.02 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13448 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://run.unl.pt/bitstream/10362/111657/1/18401_60763494_1_PB.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Dimensão processual da escrita | pt_PT |
dc.subject | Texto expositivo | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.subject | Procedural dimension of writing | pt_PT |
dc.subject | Expository text | pt_PT |
dc.title | Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.title | Calidoscópio | pt_PT |
oaire.citation.volume | 18 | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Mártires da Silva | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Carolina | |
person.givenName | Maria da Encarnação | |
person.identifier.ciencia-id | AE1E-00A2-3951 | |
person.identifier.ciencia-id | E51C-4A5B-8C8A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4783-9781 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3176-2601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9490-7700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57212518665 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 205cb0a7-01f9-41b6-b200-31fec70156e1 | |
relation.isAuthorOfPublication | bcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591 | |
relation.isAuthorOfPublication | 51d5048e-31b7-495c-b365-cec0a1df9d57 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 18401_60763494_1_PB.pdf
- Size:
- 1.65 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format