Repository logo
 
Publication

A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorCosta, Inês Sofia Silva
dc.date.accessioned2023-03-08T14:49:38Z
dc.date.available2023-03-08T14:49:38Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), inserida do plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar, do ano letivo 2021/2022, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O mesmo tem como objetivo a partilha e exposição de evidências e situações experienciadas ao longo da minha prática profissional de uma forma reflexiva e fundamentada. O período de intervenção decorreu de 18 de outubro a 18 de fevereiro, em contexto de educação pré-escolar, com crianças entre os 3 e os 6 anos. Este trabalho adquire uma natureza investigativa, centrando-se no papel e importância da leitura/contagem de histórias nas crianças do presente contexto, surgindo assim o objetivo principal da investigação: compreender qual o papel dos livros e a leitura/contagem de histórias, bem como a sua importância na sala de atividades de educação pré-escolar. A investigação trata-se de um estudo de caso, de cariz qualitativo, onde foram utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como: observação, entrevista à educadora cooperante e às crianças e questionários às famílias. A metodologia de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo e a construção de gráficos e tabelas. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças têm bons hábitos de leitura tanto em casa como no jardim de infância. As famílias e a educadora cooperante reconhecem a importância que a leitura/contagem de histórias tem nas crianças, afirmando que contribui positivamente para o seu desenvolvimento e aprendizagem a nível linguístico e cognitivo. O relatório é acompanhado por um portefólio de aprendizagem, onde constam todas as reflexões realizadas no decorrer da prática profissional, registos de observação e planificação de atividades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was written within the scope of the curricular unit Supervised Professional Practice II (PPSII), part of the study plan of the Master's Degree in Pre- School Education, school year 2021/2022, Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). This article aims at sharing and exposing evidence and situations experienced during my professional practice in a reflective and grounded way. The intervention period took place from October 18 to February 18, in a preschool education setting, with children aged 3 to 6 years old. This work has an investigative nature, focusing on the role and importance of reading/storytelling for children in this context, thus emerging the main objective of the research: to understand the role of books and reading/storytelling, as well as their importance in the preschool education activity room. The research is a qualitative case study, where several data collection tools and techniques were used, such as observation, interviews with the cooperating teacher and children, and questionnaires with families. The data analysis methodology used was content analysis and the construction of graphs and tables. The results obtained showed that children have good reading habits both at home and in kindergarten. Families and the cooperating educator recognize the importance that reading/storytelling has on children, stating that it contributes positively to their development and learning at the linguistic and cognitive level. The report is accompanied by a learning portfolio, which includes all the reflections made during the professional practice, observation records and activity planningpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCosta, I. S. S. (2022). A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15774pt_PT
dc.identifier.tid203195345
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15774
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática Profissional Supervisionadapt_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectLivrospt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectContagem de históriaspt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectBookspt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.titleA importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relato´rio Final_PPSII_InesCosta_vf.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: