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Avaliação da cultura de segurança num serviço de medicina nuclear

dc.contributor.advisorEiras, Margaridapor
dc.contributor.authorCalado, Denise Daniel do Carmo
dc.date.accessioned2014-12-12T15:38:31Z
dc.date.available2014-12-12T15:38:31Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúdepor
dc.description.abstractNa última década registou-se um interesse sem precedentes na qualidade dos cuidados de saúde, nos eventos adversos e nos erros médicos, e nos custos associados à prestação de cuidados. A redução dos erros médicos é hoje uma preocupação internacional. Desde a publicação do “To Err his Human - building a safer health system, em 2000 e o número de mortes – 98.000 por ano devido a erros médicos nos Estados Unidos da América. Existe hoje uma necessidade intrínseca na prestação dos cuidados de saúde de aumentar e garantir a segurança do doente. Embora existam cuidados de saúde de excelência, aliados à acreditação e certificação dos serviços de saúde, é impossível garantir que eventos adversos não ocorrerão. Nesta investigação, a amostra escolhida foi um serviço de Medicina Nuclear de um Hospital privado de Lisboa, serviço que se encontra num processo de certificação pela ISO 9001:2008. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário disponibilizado pela Agency for Healthcare Research and Quality, traduzido em Português. Os resultados da pesquisa são divididos entre as 12 dimensões de segurança. Esta investigação teve como objetivo geral avaliar a cultura de segurança dos profissionais que integram um serviço de Medicina Nuclear, contribuindo para uma maior qualidade dos serviços prestados, sugerindo medidas de monitorização e melhoria da segurança do doente. Os resultados obtidos mostraram que existe uma aprendizagem organizacional com ações empreendidas no intuito da melhoria contínua. Verifica-se que no que refere às dimensões relacionadas com a notificação de eventos, comunicação e resposta ao erro não punitiva, os resultados são muito pobres, sendo necessária a intervenção da organização nestas dimensões, para garantir uma maior segurança do doente. Existe uma cultura punitiva perante o erro. 81,5% dos inquiridos considera que o seu superior hierárquico aceitam sugestões para a melhoria dos processos de segurança do doente, bem como a transmissão de uma palavra agradável sempre que ocorre um bom desempenho por parte do profissional de saúde, sem negligenciarem a segurança do doente. Outra dimensão com resultados abaixo dos 50% foi a dotação de profissionais, onde se verifica uma visão partilhada por todos da necessidade de aumentar os recursos humanos e de garantir profissionais não temporários no serviço de Medicina Nuclear.por
dc.description.abstractABSTRACT - In the last decade there has been an unprecedented interest in the quality of care, adverse events and medical errors, and costs associated with providing care. Reducing medical errors is now an international concern. Since the publication of "To Err is Human - building a safer health system in 2000 and the death toll - 98,000 per year due to medical errors in the United States. Today there is an intrinsic need in the provision of health care to increase and ensure patient safety. Although there are health care excellence, combined with the accreditation and certification of health services, it is impossible to ensure that adverse events do not occur. In this research, the sample chosen was a Nuclear Medicine service of a private hospital in Lisbon, which is in certification process for ISO 9001:2008. The instrument chosen was a questionnaire provided by the Agency for Healthcare Research and Quality, translated into Portuguese. The survey results are divided among the 12 dimensions of security. The aim of this research is to assess the safety culture of professionals that comprise a service of Nuclear Medicine, contributing to a higher quality of service, suggesting measures for monitoring and improving patient safety. Results show that the dimension organizational learning actions are undertaken with the aim of continuous improvement of patient safety. It appears that as regards dimensions related event notification, communication and non-punitive response to error, the results are very poor, requiring the intervention of the organization on these dimensions, to ensure greater patient safety, in Nuclear Medicine Service. There is a punitive culture before the error. A curious result is that 81.5% of respondents believe that their superior accept suggestions for improving processes of patient safety, as well as the transmission of a pleasant word occurs whenever a good performance on the part of health professionals, without neglecting security patient. Another dimension with results below 50% was the staffing, where there is a vision shared by all of the need to increase human resources and ensure no temporary professionals in the service of Nuclear Medicine.por
dc.identifier.citationCalado DD. Avaliação da cultura de segurança num serviço de medicina nuclear [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde/Universidade do Algarve; 2013.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4050
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapor
dc.subjectSegurança do doentepor
dc.subjectMedicina nuclearpor
dc.subjectCultura de segurançapor
dc.subjectNotificação de eventospor
dc.subjectQualidade em saúdepor
dc.subjectServiço de saúdepor
dc.subjectPatient safetypor
dc.subjectNuclear medicinepor
dc.subjectSafety culturepor
dc.subjectEvent reportspor
dc.subjectQuality in health carepor
dc.subjectHealth unitpor
dc.titleAvaliação da cultura de segurança num serviço de medicina nuclearpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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Cronograma
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Questionário
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