Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A gestão da comunicação em empresas com um perfil Business-to-Business (B2B)

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

No mundo empresarial, as organizações podem prestar serviços ou vender produtos para clientes particulares (B2C), clientes organizacionais (B2B) ou ambos. Neste meu texto, vou incidir sobre o B2B, para tentar realçar a importância da comunicação externa neste tipo de ecossistema. Quando uma organização contrata algum tipo de serviço externo, normalmente fá-lo porque acredita que a empresa que o presta é especialista nessa área e, portanto, faz melhor e, ou, mais barato, ou tem uma necessidade pontual que não justifica criar internamente capacidades para o fazer. O mesmo tipo de raciocínio pode ser aplicado ao caso de produtos. Mas, como sempre acontece num mercado concorrencial, o sucesso ou insucesso no negócio B2B vai depender do quão competente as empresas prestadoras ou vendedoras são e de poderem mostrar isso mesmo. Ou seja, uma organização pode considerar-se muito boa, mas se não puder mostrar isso, acaba por não ser bem-sucedida. Assim, aplica-se a máxima de que “à mulher de César não basta ser... tem de parecer”. Este é o grande desafio deste tipo de atividades: o de conseguir passar para o mercado a competência que julgam ter (ou têm) e isso só se consegue fazer através de uma estratégia de comunicação adequada.

Description

Keywords

Comunicação externa Comunicação B2B COVID-19 SARS-COV-2 IPL/2019/MECC_ESCS

Citation

Gonçalves, M. & Raposo, A. (2022). A gestão da comunicação em empresas com um perfil Business-to-Business (B2B). In M. Eiró-Gomes & A.Raposo (orgs.), Comunicação nas PME: do conhecimento ao reconhecimento (pp. 89-113). Politécnico de Lisboa-ESCS.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Politécnico de Lisboa – ESCS