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Advisor(s)
Abstract(s)
No mundo empresarial, as organizações podem prestar serviços ou vender produtos para clientes particulares (B2C), clientes organizacionais (B2B) ou ambos. Neste meu texto, vou incidir sobre o B2B, para tentar realçar a importância da comunicação externa neste tipo de ecossistema.
Quando uma organização contrata algum tipo de serviço externo, normalmente fá-lo porque acredita que a empresa que o presta é especialista nessa área e, portanto, faz melhor e, ou, mais barato, ou tem uma necessidade pontual que não justifica criar internamente capacidades para o fazer. O mesmo tipo de raciocínio pode ser aplicado ao caso de produtos. Mas, como sempre acontece num mercado concorrencial, o sucesso ou insucesso no negócio B2B vai depender do quão competente as empresas prestadoras ou vendedoras são e de poderem mostrar isso mesmo. Ou seja, uma organização pode considerar-se muito boa, mas se não puder mostrar isso, acaba por não ser bem-sucedida. Assim, aplica-se a máxima de que “à mulher de César não basta ser... tem de parecer”. Este é o grande desafio deste tipo de atividades: o de conseguir passar para o mercado a competência que julgam ter (ou têm) e isso só se consegue fazer através de uma estratégia de comunicação adequada.
Description
Keywords
Comunicação externa Comunicação B2B COVID-19 SARS-COV-2 IPL/2019/MECC_ESCS
Citation
Gonçalves, M. & Raposo, A. (2022). A gestão da comunicação em empresas com um perfil Business-to-Business (B2B). In M. Eiró-Gomes & A.Raposo (orgs.), Comunicação nas PME: do conhecimento ao reconhecimento (pp. 89-113). Politécnico de Lisboa-ESCS.
Publisher
Politécnico de Lisboa – ESCS